Pesquisa e edição Luis Fernando Salles
Por solicitação de alguns leitores, voltamos a incluir novos esclarecimentos sobre como proceder para obter os demonstrativos de rendimentos recebidos pelo INSS.
Os aposentados e pensionistas do INSS obrigados a apresentar a declaração do Imposto de Renda à Receita Federal – ano base 2017 devem acessar o demonstrativo de rendimentos no site do INSS, no endereço www.inss.gov.br. ou através do banco pelo qual recebe a aposentadoria.
Cerca de 40 milhões de brasileiros devem declarar o imposto de renda neste ano. O programa para preenchimento da declaração do IR 2018 está disponibilizado pela Receita desde o final de fevereiro e o prazo de entrega deverá ocorre até 30 de abril. Após esta data o contribuinte que deixar de declarar será penalizado com multa.
Para consultar o extrato, o segurado deve acessar o site do INSS e consultar o Extrato de Imposto de Renda (IR) no menu de serviços da Central “Meu INSS”, com login e senha.
Existe outra opção no site do INSS em que também é possível consultar o demonstrativo do Imposto de Renda, inclusive de anos anteriores. Os que não têm acesso ao sistema informatizado poderão procurar a agência do banco pagador e solicitar cópia do extrato. Da mesma forma o extrato poderá ser disponibilizado através das agências do INSS que detém o seu cadastro. Porém, para mais conforto ao cidadão, “o INSS recomenda que a impressão seja feita na internet ou nos terminais de autoatendimento dos bancos”.
Meu INSS – Para fazer o cadastro no Meu INSS, é preciso informar o CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para gerar um código de acesso provisório. Depois, o segurado deve fazer login, com a senha provisória.
Logo em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, ter 9 dígitos, conter um caractere especial (#@$%!*-/+.) e ter pelo menos uma letra maiúscula e outra minúscula (Exemplo: Seguranca%). Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para a Central 135. Brasileiros no exterior também conseguem acessar o Meu INSS.
Fonte: ASCOM. Assessoria de Comunicação do INSS
Prezado Amigo Professor Abelha, Saudações!
Parabéns pelas mensagens no Blog referindo -se as questões de Imposto de Renda e INSS.
Realmente existe muita dificuldade de interpretação na hora do ajuste anual do IR.
Um forte abraço do seu amigo,
Almir Gaspar
CurtirCurtir
Caríssimo Almir Gaspar
Registramos os nossos agradecimentos por suas considerações quanto as mensagens relacionadas ao Imposto de Renda.
A sua continuada colaboração com informações importantes no interesse da categoria, em muito tem valorizado este projeto de comunicação voltado aos nossos companheiros ferroviários.
Obrigado por tudo.
Fernando Abelha
CurtirCurtir