Comentários de Fernando Abelha
Pesquisa e edição: Luis Fernando Salles
Desde o Brasil Império é cobiçada a ligação através da ferrovia, do Oceano Atlântico com o Pacífico. São várias a ídéias e projetos. Falta, apenas, a vontade política, de vez que às vantagens ecômicas para o nosso país são flagrantes.
O abandono da malha ferroviária pelas concessionários começa a gerar reação de determinados segmentos da sociedade brasileira. Projeto de médio e longo prazo, o Corredor Ferroviário Central, unindo os postos de Santos (Atlântico) e Ilo (Pacífico), no Peru, é uma alternativa de transporte que pode ser operada de imediato por Mato Grosso do Sul, a partir da recuperação da Malha Oeste – entre Três Lagoas e Corumbá. Esta é a proposta do Governo do Estado, ao reiterar junto ao Governo Federal a garantia dos investimentos da concessionária ALL/Rumo. Não é uma ferrovia ponta-a-ponta já existe que existe a ligação ferroviária com Santa Cruz, na Bolívia.
Representantes de interesses econômicos ligados às exportações da nossa produção agrícola para a Ásia, EUA e Mercado Comum Europeu defendem que o projeto do novo corredor consolida, também, a política do nosso governo de estreitar relações com os países vizinhos, principalmente com a Bolívia. Essa decisão estratégica já nos permitiu avançar muito e hoje temos uma forte relação comercial com o Paraguai. Enquanto os investimentos para o corredor não chegam, podemos operar a ferrovia até Santa Cruz de La Sierra levando e trazendo cargas, e para isso é fundamental a recuperação da Malha Oeste, defendem os técnicos.
Fonte: MidiaMax
No prédio e áreas afins falta água e luz. Nada determinaram para restabelecimento urgente. O prédio provavelmente já está sendo saqueado.
CurtirCurtir
Que prédio?
CurtirCurtir
A reportagem do jornal O GLOBO sobre o abandono total sobre o Edifício da Estação Barão de Mauá sumiu por completo? Não entendi.
CurtirCurtir
Prezado Jorge Luiz
Ela chegou poluida com várias outras matéria sobre ação da polícia no RJ que nada têm a ver com a linha editorial do nosso blog. Achei melhor retirar e republicar no corpo principal, gradativamente, conforme tenha espaço.
Obrigado por sua participação
CurtirCurtir