Recebemos do companheiro ferroviário Antônio Carlos, mensagem com novas informações da FNTF.
Eis o texto enviado:
– Amigos após passado alguns dias da Reunião FNTF X VALEC (29/08) e estarmos sem notícias , enviei uma mensagem a FNTF indagando a respeito da tal Reunião , que respondeu: “No dia 29/ 08 ocorreu a segunda reunião entre os Sindicatos e a Valec.
A empresa continua irredutível em eliminar alguns direitos conquistados pelos Ferroviários , insistindo no índice de reajustamento de 5% alegando que já chegaram no máximo autorizado pelo MINFRA e Governança e que serão implantados a partir da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho , sequer pagar os valores retroativos a data base de 1º de maio de 2022.
Não podemos aceitar uma contraproposta deste nível , considerando a situação difícil pela qual passa nossa Categoria. Mantida essa posição seremos obrigados a nos socorrer da Justiça do Trabalho. A empresa sequer nos enviou a ATA desta reunião , sendo que já cobramos o seu envio aos Sindicatos / Federação – que iremos divulgar em nosso Site”. Atenciosamente,
ARIOVALDO BONINI BAPTISTA (Secretário Geral).“
Portanto amigos como se viu ainda não foi assinado o ACT.
JÁ PASSOU DA HORA DA FNTF, SINDICATOS, ASSOCIAÇÃO DE CLASSE, INGRESSAREM NA JUSTIÇA. OUTRA COISA, GOSTARIA DE SABER DA FAEF COMO FICOU A SITUAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO SOBRE A CORREÇÃO DA TABELA SALARIAL.
CurtirCurtir
Bom retorno às publicações, sempre tão necessárias. Concordo que toda essa situação dos ferroviários da extinta RFFSA, é insustentável. Porém, o governo, se autorizar, dará apenas 5% para todo o funcionalismo público ou parte dele, nesse ano eleitoral. Creio que os sindicatos deveriam aceitar os 5% propostos pela VALEC. No próximo governo, com certeza, recuperaremos nossos vencimentos de forma mais justa.
CurtirCurtir
Parceiro
Não sei qual o seu salário.
Penso tão somente nos milhares de companheiros pertencentes aos 18 níveis da Escala Básica de Cargos e Salários da extinta RFFSA que hoje recebem apenas um salário mínimo, em função das perdas salariais. Os 5% representarão 50 reais. São nossos colegas do tráfego, oficias, via permanente e escritório. É muito triste o que o governo está fazendo nestes últimos 4 anos de descaso com nossa categoria. Diz o ditado ” Rei morto Rei posto” A nossa RFFSA foi assassinada pela incompetência dos governantes e ausência de luta dos órgão de classe que deveriam, à época, nos defender preservando a nossa empresa.
Obrigado por participar
CurtirCurtir