Por Fernando Abelha
Recebemos do engenheiro aposentado da RFFSA Francisco Matos, comentário em que acrescenta novos esclarecimentos sobre o Acordo Coletivo do Trabalho, em discussão com a VALEC pelos representantes sindicais, notadamente, a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF.
Eis os esclarecimentos postados pelo eng. Francisco Matos:
– Em março de 2022 realizada assembleia sindicato dos ferroviários de belo horizonte. Proposta da VALEC é rejeitada e sindicato cobra a continuidade das negociações.
Os trabalhadores na VALEC participaram ativa e atentamente da Assembleia on line realizada pelo STEFBH no último dia 22 de março e rejeitaram a contraproposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho/2021-2023, cuja data-base é de 1º de novembro/2021, prorrogada até o dia 31 de março corrente.
O principal ponto de discórdia é o percentual proposto para reajustar os salários, que é atualizado tendo o IPCA como base de cálculo, cujo índice acumulado para data-base 1º de novembro de 2021 foi de 10,67%, divulgado pelo IBGE. A empresa propôs um reajuste de 40% do IPCA (4,26%) no primeiro ano e de 60% do IPCA (6,4%) no segundo ano. Os trabalhadores sabem da grande dificuldade de um reajuste que representa perda real de salários num momento em que a inflação alça voo, levada pelo aumento nos alimentos e reajustes extraordinários dos combustíveis, além da cantoria empresarial de efeitos nocivos mundialmente em função da guerra Rússia/Ucrânia.
O Sindicato realizou a assembleia on line, de forma que todos os trabalhadores pudessem participar e coletou votos individuais eletronicamente, preservando a privacidade do posicionamento de cada trabalhador, com o sistema divulgando apenas os números globais da votação. A proposta da Valec foi rejeitada por 72,44% dos 144 trabalhadores que assinaram a lista de presença on line e cumpriram sua responsabilidade de se posicionarem através do voto secreto. 27,09% dos participantes pretendiam aprovar a proposta e apenas um trabalhador (0,69%) se absteve de votar.
Video da assembleia do sindicato dos ferroviários de Belo Horizonte
https://www.youtube.com/watch?v=S3fvrdOYFaY
CONTINUIDADE DAS NEGOCIAÇÕES
O STEFBH encaminhou ofício à VALEC, solicitando a extensão da validade do Acordo Coletivo vigente até 30 de abril/2022 e ainda a retomada das reuniões de negociações. Na assembleia, os trabalhadores rejeitaram proposta de deflagração de greve e reivindicaram da empresa a elevação do percentual de reajuste em, pelo menos, 80% do IPCA, ou seja, no mínimo 8,53%.
Tão logo tenhamos resposta da empresa e eventual agendamento da reunião, informaremos imediatamente aos trabalhadores através deste meio eletrônico, esperando que tenhamos um aceno positivo ao pleito da categoria, que age consciente e responsavelmente na luta pelos seus direitos e salários mantidos em seu poder de compra.”
No vídeo ora publicado
( https://www.youtube.com/watch?v=S3fvrdOYFaY )
o diretor financeiro do sindicato de Belo Horizonte esclarece que em reunião com a diretoria da Valec verificou que a mesma não tem autonomia para decidir sobre o reajuste e simplesmente levam o assunto aos órgãos governamentais que decidem.
Francisco Mattos ( engenheiro aposentado AG/RFFSA )
CurtirCurtir
NOTEM BEM…..
O TEXTO ACIMA, REFERE-SE AOS EMPREGADOS DA VALEC, E NÃO OS FERROVIARIOS QUE ESTÃO NO EXTRA-QUADRO…PARA OS FERROVIÁRIOS ORIUNDOS DA RFFSA, É 5% SEM RETROATIVO, E NÃO VAI PASSAR DISSO. INCLUSIVE PROPOSTA JÁ ACEITA PELA FEDERAÇÃO 2… EU JA HAVIA POSTADA AQUI ESTA INFORMAÇÃO, INFELIZMENTE O BLOG, NÃO PUBLICOU.
CurtirCurtir
João Batista
Em momento algum omitimos sua mensagem. Certamente não chegou à edição.
Desculpa-nos
CurtirCurtir