Por Fernando Abelha

É o momento do Estado do Rio cobrar da Odebrecht o aluguel do espaço onde a empreiteira construiu a fábrica de aduelas para a linha quatro do Metro RJ .

Segundo consta, sem nada pagar ao Estado. O espaço foi concedido pelo ex-governador Sergio Cabral em suas negociatas.

Veja abaixo reportagem veiculada pelo jornal Diário do Rio, em 26 de outubro de 2021:

Estado decide transformar Estação da Leopoldina em mercado público

Colaboração do Relações Públicas Luiz Carlos de Souza e do Eng. Manoel Geraldo Costa

A ideia é fazer um modelo como os mercados da Espanha

Fachada da estação: pichações, sujeira e ferrugem no prédio tombado pelo patrimônio Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu que pretende transformar a Estação da Leopoldina em um grande mercado público, com produtos da agricultura e da gastronomia fluminenses. A decisão foi tomada um mês depois de o juiz Paulo André Espirito Santo, da 20ª Vara Federal do Rio, condenar a concessionária SuperVia, bem como a Companhia Estadual de Transportes e Logística (Central) e a União a reparar os danos causados à estação.

Secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra) foi encarregada pelo governador Cláudio Castro de detalhar o projeto do mercado. A ideia é inspirada nos mercados públicos espanhóis, como o La Boqueria, em Barcelona, com mais de 2.500 metros quadrados, que virou atração turística.

O prédio é de dezembro de 1926. Foi projetado pelo arquiteto inglês Robert Prentice e é tombado pelos institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac). E foi fechado em 2001 para passageiros, remanejados, então, para a Estação Central do Brasil.

Atualmente, a Leopoldina está com janelas quebradas, fachada pichada e restos de telas de obras iniciadas e não acabadas. O estado da estação, com seus quatro andares, de frente para a Rua Francisco Bicalho, no Centro da Cidade do Rio, é de total degradação.

Fonte: Estado decide transformar Estação da Leopoldina em mercado público – Diário do Rio de Janeiro (diariodorio.com)