Por Fernando Abelha

Na última sexta-feira, 18 de junho, a Comissão Eleitoral da Fundação REFER expediu aos participantes ativos e aposentados, através dos Correios, os kits contendo as cédulas para votação dos candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, além de orientações de como proceder.

A partir do recebimento do kit, e por todo mês de julho, os ferroviários e metroviários participantes da REFER, ativos e aposentados, exercerão o sagrado direito democrático do voto, para conselheiros Deliberativo e Fiscal, indicando um candidato para cada Conselho.

A sua consciente participação é importantíssima. A REFER está em risco de gestão. Como já é do conhecimento do leitor deste blog, através de denúncias que vêm sendo publicadas, em janeiro de 2020, contando com a subserviência do então Conselho Deliberativo, foi praticado um golpe contra a Fundação e seus participantes, com a exoneração da então Diretoria Executiva, orientado por políticos do Estado do Rio de Janeiro, quando governado por Wilson Witzel e apoiados, também, por importante deputado federal e um ex-senador, políticos que sempre dominaram a CBTU, mantendo por mais de 10 anos a mesma diretoria, sob sua proteção.

Esse golpe rasteiro e odioso ocorreu contra a então diretoria da REFER e seus participantes. Em um ano de trabalho, dos quatro para os quais fora eleita, a diretoria exonerada sem o direito constitucional da defesa, agregou às reservas matemáticas da Fundação, mais de R$ 800 milhões em forma de superávit. Reformulou as instalações físicas para atendimento aos participantes; introduziu a comunicação, também, pelo telefone celular eliminando o bloqueio na Central de Relacionamento com o Participante, oferecendo conforto e agilidade no atendimento. Entre muitas outras medidas na segurança dos recursos garantidores, minimizou os riscos de contratos e investimentos.

Dos 27 mil ferroviários e metroviários participantes da REFER, cerca de 13 mil são ativos e aposentados, com direito de votar. Os demais são pensionistas. Por tudo isso, a sua participação é fundamental para afastar essa comprometida e maliciosa diretoria que, sob o amparo de políticos e de parte dos atuais conselheiros deliberativos, vem cometendo os maiores absurdos contra os participantes da Fundação. As irregularidades são muitas, entre as quais, em pouco mais de um ano, mais de 70 empregados foram demitidos e contratados outros tantos, sem qualquer seleção e compromisso com os ferroviários e metroviários. Está em curso perigosas mudanças no Estatuto Social e no Código de Ética. Consultem as Atas do Conselho Fiscal, publicadas no Espaço do Participantes, do site da REFER. Cientifiquem-se dessas e muitas outras aberrações.

Para acessar o Espaço do Participante, insira o seu CPF e, posteriormente, a data do seu aniversário e confirme o que é afirmado nesta matéria.

Não deixem acontecer com a Fundação REFER o que ocorreu com o SESEF e o Plano de Saúde PLANSFER. Por tudo isso, o editor deste blog pede o seu voto, por entender que é urgente mudar este estado de coisas, elegendo candidatos comprometidos com a REFER e seus participantes. Para tanto o blog indica:

José Raimundo, nº 33 ao Conselho Deliberativo, e Marcelo Costa, nº 80, para o Conselho Fiscal.

É importante que você não deixe de votar. A sua participação será decisiva para restabelecer a ordem e a segurança dos recursos que nos pertencem e garantem o pagamento da nossa aposentadoria.