Por Fernando Abelha
Recebemos de Adauto Alves, presidente da Associação Mutua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina, e-mail que reproduzimos abaixo, também encaminhado a todos os membros do chamado Grupo de Trabalho da Comissão Paritária, que age junto ao Ministério da Infraestrutura, no sentido de fazer cumprir o pagamento das perdas salarias da categoria, em torno de 34%, reconhecidas em 2014, pelos membros da Comissão Paritária, através de relatório assinado pela diretoria da VALEV e pelos representantes da FNTF.
Entre outros, fazem parte do Grupo de Trabalho: Hélio Regato – FNTF; Etevaldo Pereira dos Santos – FENAFAP; Nelson Cruz – AARFFSA; Izabel Cristina – AENFER; Fernando Abelha- REFER, Manoel Geraldo – REFER;; Marcos Cruz – AARFFSA; Clarice Aquino Soraggi – FAEF; Celso Paulo – AEEFFL; Odevar Santos – Mutua; Alexandre Julio Lopes de Almeida – AENFER; Sonia Viana – AENFER; Hélio Suelvo – AENFER; Maria das Flores de Jesus Ferreira – AENFER; Geraldo Sobrinho – Mutua; Almir Gaspar – AEEFL.
Eis a íntegra do e-mail:
“Prezados Companheiros Ferroviários: Após os frustrantes Acordos/Dissídios Coletivos 2017/2018 e 2018/2019, dois anos sem aumento, em que a VALEC impôs índices ridículos abaixo da inflação, sem direito a quaisquer atrasados durante estes anos, um verdadeiro massacre a classe ferroviária, até então 52.0000 aposentados e pensionistas, cuja média salarial é de RS 1.300,00 reais, a tabela da RFFSA do 201 a 211 não atinge o Salário Mínimo atual, vem causando um grande desalento.
Já sofremos até problemas familiares em sua maioria, sem condições de subsistência. Nossa última esperança se voltou para a Comissão Paritária que se encontrava arquivada na Secretaria Executiva do atual Ministério da Infraestrutura, antigo Transportes, há mais de 05 anos, que em um trabalho em conjunto com a FNTF, FENAFAP e MÚTUA, conseguimos desarquivá-la e nos deixou esperançosos, tanto que voltou a tramitar dentro do Ministério 45 vezes.
Não podemos nos esquecer dos pioneiros que estiveram conosco na ocasião: Franklin RGS ,Itamar e Saulo PR, Lino PB João Gomes e Paulo Mota SP. Mais uma vez, a Valec atravessou em nosso caminho ,já que o Ministério que nos acolheu tão bem, necessitava da informações desta estatal para nos dar uma solução, processo Administrativo 00063.000938/2011-11, que ali deu entrada em 14/02/2019, tramitou por 115 vezes de uma Unidade para outra, postergando apesar da insistência da Infraestrutura, através de cobrança do Etevaldo, paralisado ainda ali sem resposta até 30/08/2019, e teve sua movimentação agora dia 05/11/2019, para o COASSIN, não sabemos por influência de quem.
Não querendo fazer juízo de valor logo após o General Presidente da VALEC pediu demissão. Agora Pasmem Senhores !!! Os interessados neste processo: Presidente da República- Diretoria de Gestão Interna do Gabinete Pessoal do Presidente!!!, através de um ofício encaminhado em fevereiro pelo Presidente da FENAFAP Sr. Etevaldo, solicitando ajuda a classe ferroviária, e este órgãos executivos determinaram que fosse criado este processo. Vejam a ousadia deste lixo VALEC que vem nos prejudicando a anos nos Dissídios Coletivos, desafiando o Governo e a quem infelizmente por força de Lei estamos atrelados. Felizmente, não temos que depender desta excrecência, mas sim do Ministério da Infraestrutura. Criamos uma Comissão Especial composta pela FNTF- Ministro Helio Regato, FENAFAP – presidente Etevaldo que é o responsável pelos contatos no Ministério, Associação dos Aposentados Nelson Cruz, AENFER Isabel, FAEF Clarice, Engenheiros Leopoldina Celso Paulo, REFER Prof. Abelha, MÚTUA toda Diretoria, Secretário Marcos Cruz, todos unidos e empenhados, pois têm consciência que esta é nossa última cartada. Repito que este é totalmente diferenciado do Acordo ou Dissídio, trata-se de recuperação de perdas Salariais, reconhecidas até pelo Ministério dos Transportes na ocasião. A pergunta que se faz: Como pagar? Nossa aliada AENFER desenvolveu um trabalho técnico e sério a respeito, em que o Governo pode fazer esta reposição, sem que este onere o orçamento. Sendo convocados, o que esperamos para breve, será apresentado ao Ministro. Não estamos criando ufanismo, falsas expectativas ou fazendo promessas vãs, não é nosso objetivo, sim contar com a confiança de todos que possam nos ajudar nesta empreitada, que representa a sobrevivência e esperança de toda classe ferroviária. O importante é ter FÉ e ACREDITAR!!!! Rio/ 15/11/2019- ADAUTO”
Pode ser que agora com o novo presidente da VALEC, alguma coisa acontece de positivo para corrigir os nossos salários, conforme comissão paritária e reconhecida pela própria empresa.
CurtirCurtir
Minha gratidão a cada homem bravo nessa luta. Citar nomes poderia me falhar a memória é cometer injustiças. Posso não estar presente, mais em oração estamos juntos. Vamos vencer mais essa. Deus está no controle.
CurtirCurtir
Que significa coassin??? Sr abelha ?
CurtirCurtir
Sr. Adauto, grato por nos manter informado. Creio que o fundamental é garantir no papel, assinado e reconhecido o direito. A maneira da reposição será menos angustiante diante das injustiças que temos sofrido.
CurtirCurtir
Movimentação processo 00063000938/2019-11 no Ministério da Infraestrutura
Em 30/08 localizado na coordenação de administração de aposentados, instituidores de pensão e de pensionistas- COAP
Em 05/11 remetido para a coordenação de assessoria de inativos- COASSIN.
CurtirCurtir
Obg Sr Francisco pela informaçao
CurtirCurtir
O ADAUTO ESTA IGUAZINHO AO CELSO PIQUETE DA ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS, SO QUE NADA DE POSITIVO.
CurtirCurtir
Amigos,alguns comentários muitas vezes pela ignorancia e desconhecimento das pessoas que as emite,não merecem respostas. Por que agredir as pessoas que lutam pela causa ferroviária? Me orgulho de participar deste grupo.Estou só informando aos nossos companheiros,nosso trabalho,e prestando contas a eles,que nem tudo está perdido. A comparação não me ofende,por que nunca ouvi falar desta pessoa. Muito menos o Sr. José Zilto Barbosa, que um ferroviário não deve ser,jamais terá competencia ou capacidade de integrar um grupo de trabalho como o nosso. Faz parte daquela turma, que vestida de Robe, Chinelo alcochoado, passa o dia inteiro estatelado no seu confortável sofá,assistindo a Rede Globo,para estar tão bem informado de sua programação,, O Blog do Abelha,um espaço democratico ,não merece postagem medíocres e patéticas como deste senhor. O ferroviário de verdade, talvez não seja este caso,respeita o companheiro e não faz chacota de um trabalho que amanhã será beneficiado. Adauto Alves
CurtirCurtir
Sr. Adauto Alves, bom dia. Sua resposta demonstra que é merecedor de participar deste grupo que é no momento nossa, talvez, última cartada neste jogo desleal e injusto para com os Ferroviários. Grato por nos manter informados.
CurtirCurtir
Perfeita a resposta para um derrotado ou uma pessoa alheia a nossa luta e sofrimento. Se não tem nada de bom para falar, cale-se.
CurtirCurtir
Parabéns amigo seu trabalho tem a minha admiração e o meu respeito
CurtirCurtir