Por Geraldo de Castro Filho
Texto enviado para FORÇAFERROV, Paiva, Helimar, HelioRegato, Manoel, Mircia, casacivil@presidencia.gov.br, |
A VALE corrompeu políticos, governos, imprensa, empresas de fiscalização para destruir a RFFSA, cidades, rios, famílias, cidadãos e trabalhadores. Muito acreditam que a VALEC, cujo nome deriva de VALE, foi criada para substituir a inigualável RFFSA. Ledo engano!!!
Não tem como comparar a VALEC com a nossa amada RFFSA. A RFFSA era a REUNIÃO das ferrovias nacionais. Administrava e facilitava o trânsito, o escoamento e o translado de cargas para os mercados interno e externo, bem como o trânsito de e passageiros; entre todos modais ferroviários do BRASIL.
Administrava, projetava, mantinha e construía as infraestruturas de ferrovias. A RFFSA não foi privatizada, como muitos propagam!
FOI ESQUARTEJADA e os trechos ferroviários foram cedidos em CONCESSÕES mal contratadas e mal fiscalizadas, mas BENEFICIANDO a grande IDEALIZADORA DO EXTERMÍNIO DA RFFSA: a maldita e hoje assassina Cia VALE do Rio Doce atualmente, apenas VALE pra despistar.
Mas as CONCESSÕES, DESTRUÍRAM as interligações estaduais, criando dificuldades de circulação dos trens e eliminaram os trechos considerados SOCIAIS, que beneficiavam pequenas cidades, suas populações e produção, por serem considerados DEFICITÁRIOS. A VALEC, foi criada para administrar a construção, implantar e explorar INFRAESTRUTURAS DE NOVOS TRECHOS FERROVIÁRIOS. A VALEC já tem projetos de grande importância, como a finalização da NORTE SUL, e outros já elaborados. Muitos deles estão aguardando LICITAÇÕES.
Ocorre que o governo passado DESVIRTUOU a finalidade da VALEC colocando GESTORES ORIENTADOS PARA DESVIOS FINANCEIROS PARA O PROJETO DE PERPETUAÇÃO NO PODER NACIONAL.
Muitos ótimos projetos gastaram fortunas SEM LIGAR NADA A LUGAR NENHHM.
Outro grande mal do governo petista foi designar a VALEC como mediadora dos interesses dos ferroviários da extinta RFFSA. Os mal intencionados e mal orientados gestores da VALEC se primaram em buscar eliminar todos direitos adquiridos dos ferroviários autênticos inclusive CRIANDO um PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS TOTALMENTE DIFERENTE do plano de salários antigo dos empregados da RFFSA de forma a permitir que os SALÁRIOS DE MERCADO APLICADO E OS REAJUSTES da VALEC fossem IMENSAMENTE SUPERIORES AOS DOS AUTÊNTICOS FERROVIÁRIOS DA RFFSA.
O nome VALEC deriva do nome “VALE”, cujos administradores que corromperam governos, políticos, imprensa, fiscalizações, etc para obter lucro máximo em suas atividades, podem ter sugerido, quem sabe GRATIFICANDO, ao ENTÃO PODER CENTRAL em BRASÍLIA, para que o nome em forma de marketing, lembre a (ASSASSINA) MINERADORA, que destruiu não apenas a RFFSA mas também várias cidades, rios, famílias e populações em Minas Gerais.
O atual governo age corretamente em manter os projetos e a estrutura da VALEC, mas para obter melhores resultados é RECOMENDAVEL MUDAR O NOME da ESTATAL e substituir os “quadros” de comprovada conduta ineficiente e duvidosa. SUGERIMOS TAMBÉM, que o governo atual convoque líderes e técnicos ferroviários da extinta RFFSA, buscando em reunião resgatar a dignidade destes Ferroviários ELIMINANDO DIFERENÇAS SALARIAIS ENTRE OS MESMOS E OS EMPREGADOS DA VALEC que foi covardemente instituída pelos antigos gestores da VALEC.
Por oportuno relatamos que uma COMISSÃO PARITÁRIA criada pela própria VALEC, concluiu pela necessidade e forma de proceder à JUSTA PARIDADE entre os funcionários, mas a EFETIVAÇÃO DA JUSTA PARIDADE FOI TEMPESTIVAMENTE NEGADA PELOS GESTORES SUCESSIVOS.
Atenciosamente,
Eng. GERALDO DE CASTRO FILHO
FERROVIÁRIO
Bom dia a toda classe ferroviária deste País. Venho consignar o artigo do Dr. Geraldo de Castro Filho que mencionou com clareza o que a VALE se tornou. Parabéns e continue a defender a classe e colocar na imprensa o que de fato está acontecendo que nem sempre tomamos conhecimento.
CurtirCurtir
Tive que abrir o jogo e contar pro meu pai que o dissídio nem sequer pro TST foi, contei também que desistiram de acabar com a VALEC. Quase matei o véio!!
Ultimamente ele só fala nos precatórios do RS o qual ele tem direito de receber mas já faz um mês que a advogada dele enviou os papéis dele pra lá e não teve retorno ainda.
CurtirCurtir
Prof. Fernando Abelha. Nos ajude. O que está previsto para os próximos dias?
Aguardo retorno. Abraços
CurtirCurtir
Peço aos colegas ferroviários se a malfadada VALEC, tem nova direção ou são os mesmos de anos atrás. Se o governo vai manter essa empresa inútil vamos torcer para que ela se torne uma empresa útil para a economia do país
CurtirCurtir