Por Luis Fernando Salles

No decorrer dos primeiros meses de mandato do presidente Jair Bolsonaro, uma forte especulação a cerca do fim da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A  ganhou força em Brasília. No entanto, na ultima quita-feira, em audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho da Câmara, o Ministério da Infraestrutura garantiu a continuação da estatal.

A intenção do governo é restruturar a empresa e o setor ferroviário, porém, Kleber Ribeiro Félix, assessor especial do ministro da Infraestrutura, explicou que essa tarefa será difícil de ser cumprida durante os próximos quatro anos, por ser um trabalho longo.

rumo ferrovia norte sul
A Valec tem por função construir e explorar infraestruturas ferroviárias (Divulgação Internet)

A audiência também tratou da situação dos empregados da Valec, que para a representante do Conselho de Administração da empresa, Gabrielle Fernandes, se sentiram inseguros devido a falta de informações oficiais nos últimos meses.

O presidente da Associação dos Empregados Públicos da Valec, Luiz Gonzaga Conguê, ressaltou a importância do trabalho técnico da estatal para o setor, alegando que a empresa implanta ferrovias e realiza todos os processos para que elas sejam entregues. E que desde 2012, são instauradas políticas de governança na corporação.

Fonte: Metrópoles e Money Times.