Por Fernando Abelha

Companheiros ferroviários e metroviários. Diz o velho refrão da arte poética musical, que fora sucesso na década de 70 do século passado: “quem sabe faz a hora não espera acontecer”. Assim pensamos. Nada melhor do que a hora que se aproxima. As eleições ao executivo, legislativo federal e estadual. Esse é o momento de arregaçarmos as mangas, sairmos da zona de conforto, e procuramos, pessoalmente, ou com a orientação dos nossos sindicatos e associações de classe, os políticos das nossas cidades, que dependem de votos, para permutarmos o nosso apoio pela ajuda junto aos que hoje comando o Poder Executivo, aproveitando-se, oportunamente, a fase de análise do Acordo Coletivo do Trabalho 2018/2019, encaminhado em abril deste ano pela FNTF a VALEC.

Como divulgado anteriormente através do blog, o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, Helio Regato, comunicou aos presidentes dos sindicatos da base, que a VALEC – Engenharia agendou reunião dia 25 de julho, às 14:30 horas, em Brasília, para análise preliminar do Acordo Coletivo do Trabalho 2018/2019. Portanto, essa é a hora de fazer acontecer.

No Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo e Brasília, já obtivemos ajuda de parlamentares no recebimento da dívida da União com a Fundação REFER. Vamos voltar a eles e outros políticos ligados aos ferroviários e solicitar a interveniência na reunião do dia 25, junto aos Ministérios dos Transportes, Planejamento, Casa Civil da Presidência da República e a SOFT, no sentido de que façam justiça aos ferroviários que hoje estão com uma defasagem em seus proventos de mais de 40%.

Lembramos que em 2014 esta perda foi reconhecida em relatório da Comissão Paritária, com a presença de representes da VALEC e da FNTF, que estudaram o assunto, e que vem constando, desde aquela data, em todos os ACTs. Recentemente, o procurador da Justiça do Trabalho, junto ao TST, em Brasília, proferiu despacho no processo do último Dissídio Coletivo, reconhecendo os nossos direitos, propondo, inclusive, que as perdas salariais fossem regularizadas no decorrer de cinco anos.

Ferroviários, levem estas informações perfeitamente comprováveis, por serem verdadeiras, aos políticos do seu relacionamento. Peçam ajuda e coloquem este blog, e o e-mail ferroviavezevoz@gmail.com à disposição dos que quiserem nos ajudar. O blog é isento de qualquer compromisso partidário. Tem mais de 40 mil visualizações mensais por todo o país e até mesmo no exterior. Dados de hoje. Assim, iremos ajudar o parlamentar com a divulgação da sua campanha. Nada mais é do que uma moeda de troca. Ajudem à categoria e nós escancararemos a sua campanha no período pré-eleitoral. Para divulgação da campanha basta você, companheiro ferroviário, nos passar as informações relatando o nome do parlamentar, partido se assim ele solicitar, dia, hora e com quem manteve contatos no executivo, além do argumento relatado por ele. Nós divulgaremos e daremos sustentação até as eleições. É importante lembrar que não existe exclusão partidária, isto é, seja de que partido for terá o nosso apoio na medida que nos ajudem. Vamos em frente.