Por Fernando Abelha
Informações obtidas na manhã de hoje junto a Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF e confirmadas pela Inventariança da RFFSA, dão conta que está programado pela VALEC – Engenharia o pagamento dos ferroviários em atividade, competência julho, para os primeiros dias de agosto, aplicando-se a correção de 3,98% incluindo-se os atrasados de maio do mesmo ano até hoje, além do 13% salário. Este pagamento é referente ao Dissidio Coletivo de 2017 decidido, recentemente, pelo Tribunal Superior do Trabalho-TST.
Da mesma forma, os ferroviários aposentados e pensionistas receberão, no pagamento referência agosto, que acontecerá nos primeiros dias de setembro, os 3,98% também com os atrasados. A FNTF confirmou ainda a data de 25 deste mês, as 14:30 horas, em Brasília, o início das negociações com a VALEC – Engenharia na análise do Acordo Coletivo do Trabalho referente a maio deste ano.
Professor, Boa Tarde!! Primeiramente agradeço por nos manter sempre muito bem informados. Esse ano mudou e o pagamento dos ativos será realizado antes? Historicamente os ativos, aposentados e pensionistas sempre receberam o reajuste no mesmo mês!!
CurtirCurtir
Aproveitando não seria oportuno a FNTF discutir a questão relativa a quem responderá pela equiparação salarial dos aposetados aos da ativa em relação à complementação uma vez que a REFESA a muito está extinta ?
CurtirCurtir
POIS È , FAZER O QUE ?
E ainda tem gente, que acredita que idoso tem prioridade, só se for para morrer.. Houvesse o minimo de respeito com os idosos, eles poderiam pagar os atrasados em folha complementar,nem falta dinheiro, nem técnicos para fazer isso, é tudo automatizado, falta sóvontade.
CurtirCurtir
Perfeito!! não falta nada não, é sem vergonhice pura mesmo.
CurtirCurtir
Prof. Abelha é demais companheiros minha gratidão pelo feitos alcançado. Ao Ministro Hélio Regado com toda luta por esta classe tão sofrida. Enquanto nos países de primeiro mundo as ferrovias são valorizadas no Brasil o que nós vemos e sentimos foi o sucateamento de uma empresa que só trouxe benéficio a nossa nação. É lamentável ver hoje os que restam passar pela situação que estão passando. Quando deram o seu melhor. Vamos lembrar que Outubro vem aí. Hora de mudança companheiros.
CurtirCurtir
Obrigado professor pelas informações prestadas sempre de grande importância para todos nós.
Abração
CurtirCurtir
Gratidão ao professor agora nao intendo porque deixar os idosos para depois algo não está batendo pelo que sei os idosos tem prioridade por lei certo?
então porque não funciona .na época deles os guardas freios andava em cima dos vagões diminuindo a velocidade do trem além dos foguista,carvoeiros maquinista agora é tudo mais fácil. Então a gratidão é deixar esses idosos para depois ? Esse Brasil não quero para meus filhos.netos e bisnetos.
CurtirCurtir
Gilda tiro o chapéu pro seu comentário, eu não me sinto mais brasileiro faz já algum tempo. Só me falta condições financeiras no momento e claro o visto pra não titubiar em deixar esse país de uma vez só… Se começar a arrumar esse governo em outubro, ficará bom só daqui una 50 anos..
Meu pai era foguista viajava a região de Santiago RS. Está com 82 anos de idade e mantenho ele informado por aqui!
CurtirCurtir
Até que enfim !De outros anos atrás pagaram urgente os aposentados JUNTAMENTE com os ativos !Que houve dessa vez que as vozes não falaram mais alto?Acho que o TST deveria ter impulsionado esse recurso para os aposentados !
CurtirCurtir
Agora vamos ter de esperar sabe Deus quanto tempo pelo outro que vão negociar !Tomara que seja urgente sem .muitas delongas !É que paguem a inflação certa e não essa de mentirinha do governo !
CurtirCurtir
Muito obrigada pela informação !
CurtirCurtir
Muito obrigada pela informação.M
CurtirCurtir
Obrigado pela informação meu caro Fernando, mas realmente os aposentados estão sendo tratados a revelia por essa turma da Valec; já que a tabela dos aposentados ainda está com o PCS/90, muito defasada em relação aos ativos; então não existe paridade pra nós. Será que esse pessoal do TST tb não está vendo este disparate salarial, tá simplesmente vergonhoso. Só espero que consigam mudar isso e acertar esses imbróglios.
CurtirCurtir
Oba! Vamos continuar lutando pelos nossos direitos obrigada pelas informações
CurtirCurtir
Obrigado professor pela informação, quer dizer que os aposentados receberão depois dos em atividade?? E essa vergonha que comentaram aqui que o PCS DO APOSENTADOS e diferente dos ativos , isso pode dentro da lei ??? PCS DE 90 ?? UM ABSURDO NÃO?? Meu email – Rcouto259@hotmail.com. obrigado.
CurtirCurtir
BOA TARDE SR FERNANDO !O SENHOR CONSEGUE A TABELA DE CARGOS E SALÁRIOS PARA POSTAR PRA GENTE AQUI DO ACORDO 2017 ?MUITO GRATA PELA ATENÇÃO!
CurtirCurtir
DD: DR. Fernando Abelha.
Gostaria que o Senhor me informa-se o to tal de meses atrasados que os aposentados vão receber no início de setembro de 2018 referente ao dissídio de 2017.
Desde já , agradeço o atendimento da solici
tação acima.
CurtirCurtir
Carlos
Sim. Reference ao ACT de 2017. Os atrasados são de maio de 2017 a agosto de 2018 incluindo-se o 13º salário.
CurtirCurtir
Tânia
Vou me inteirar melhor para saber onde copnsegui-la.
CurtirCurtir
Informo que não saiu no contracheque o reajuste dos 3,98%.
CurtirCurtir
Webster
O reajustre será incluido para aposentados e pemsionistas no pagamento de setembro, competência agosto. Os ativos é que receberão agora.
CurtirCurtir
Prezado sr. João Abelha, esse 3,98 % é para todos aposentados da
RFFS/A ou para somente os que tem paridade?
CurtirCurtir
Sebastião.
É para todos os ferroviários da RFFSA.
CurtirCurtir
Obrigado pela informação!
CurtirCurtir
Pessoas valorosas e Movimentos como este são indispensáveis para garantia das conquistas dos aposentados metroferroviarios. Parabéns Fernando Abelha. Gostaria de receber as informações sobre direitos da classe.
CurtirCurtir
Prezado João Abelha, boa noite, como está situação da URP?
CurtirCurtir
Sebastião
As informações sobre a URP estão restritas ao Sindicato dos Ferroviários de Belo Horizonte. Procure manter contato com eles. Estamos, também, tentando apurar algo sobre o assunto.
CurtirCurtir
Já tirei o extrato da competência de agosto pagamento em setembro e não consta nenhum aumento de 3,98% nem atrasado
nenhum: pura enganação!
CurtirCurtir
Como e somado os atrasados
CurtirCurtir
Minha mãe e pensionista de meu pai há 20 anos ele era oposentado como invalidez o nível efetivo dele era 221 ele foi admitido na rede em17 de Julho de 1952 e foi desligado em 1 de Março de 1979 motivo aposentadoria por invalidez nesta mesma data que ele foi desligado foi concedido a aposentadoria dele,acontece que o salário estar m uinto baixo ele e complemontadoa parte do inss e menos que um salário minimo minha mãe agora recebe pensao por morte ela pode entrar com um processo de revisão desta pensão da rede
CurtirCurtir
Aposentei em maio de 1997, cheguei a trabalhar na FCA, de setembro de 96 a maio de 97 na RFFSA foi de 1975 a 1996, quando foi privatizada eu tenho direito a este aumento na aposentadoria.
CurtirCurtir
Gostaria de ser informado por e mail
CurtirCurtir
Alcides
Pelo que entendi você não se aposentou como empregado da RFFSA e sim da FCA. Esse Dissídio foi para os empregados da RFFSA transferidos para VALEC. Acho que você deverá procurar o seu sindicato para obter uma informação mais precisa.
CurtirCurtir
eu sou filha do senhor Francisco Cordeiro
Ramalho por favor responda ele já faleceu tem como os filhos dele receber esses a traszado mi mantenha informado por Gentileza obrigada
CurtirCurtir
Edvania
O sistema previdenciário oficial INSS, quanto o privado REFER garantem os direitos de pensão após o falecimento do ferroviário titular, a esposa, filhos menores ou incapacitados , interditos, por motivo de doença. Procure o sindicato a uma associação de classe dos ferroviários na sua cidade e obtenha maiores informações.
CurtirCurtir