FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS
Endereço: Avenida Passos, 91 – 9o andar – Centro Cep: 20051-040 ▪ Rio de Janeiro/RJ
Telefone (21) 2221-4141 ▪ E-mail: secretaria@fntf.org.br ▪ Site: http://www.fntf.org.br
INFRA S.A.
NEGOCIAÇÕES COLETIVAS – DATA-BASE DE 1o DE MAIO DE 2022
TABELA SALARIAL – RFFSA
BOLETIM INFORMATIVO – no 06
Realizada hoje, (31 de janeiro de 2023) a 2a reunião entre FNTF/Sindicatos, com a INFRA S.A. para tratativas quanto a correção e aplicação da TABELA SALARIAL dos ferroviários da INFRA S.S. (RFFSA).
Fomos informados pelo representante da Empresa (Dr. Eduardo Felizola) que os trâmites internos junto aos órgãos governamentais, referentes à assinatura do acordo coletivo de trabalho- data-base de 1o de maio de 2022, ainda estão sob análise da SEST.
ESTAMOS NO AGUARDO PARA ASSINATURA DO ACT. 2022
Nesta reunião, recebemos a informação, de que hoje, o quadro de pessoal da INFRA (RFFSA) é de 130 trabalhadores ativos, e de 41.775 ferroviários aposentados.
A Lei Federal, no 8186/91 que DISPÕE SOBRE A COMPLEMENTAÇÃO DE APOSENTADORIA DOS FERROVIÁRIOS, foi integralmente vetada pelo Presidente da
República, porém, o SENADO, QUE DERRUBOU O VETO PRESIDENCIAL, E SANCIONOU A LEI.
No entra e sai Governos, nossos “representantes” QUE ELEGEMOS, ficam “preocupados” com o impacto da Lei 8186/91 sobre o orçamento da UNIÃO, pois o repasse do reajustamento salarial dado aos empregados ativos, OBRIGATORIAMENTE, tem que ser estendido aos ferroviários aposentados da RFFSA.
A SEST (Órgão do Ministério da Economia) alega que a cada 1% de reajustamento salarial dado aos empregados ativos, representa um impacto de R$ 130 milhões/mês de repasse aos 41.775 aposentados da RFFSA.
A FNTF/Sindicatos contestaram as informações da SEST, pois nem todos os ferroviários são complementados, e a maioria, possui baixos salários.
O artigo 6o da Lei 8186/91, prevê que o Tesouro Nacional, mantenha à disposição do INSS, os recursos necessários ao pagamento destas complementações, CUJOS VALORES, DEVEM CONSTAR DO ORÇAMENTO ANUAL DA UNIÃO. Senão vejamos:
“LEI 8186/91 – Art. 6° O Tesouro Nacional manterá à disposição do INSS, à conta de dotações próprias consignadas no Orçamento da União, os recursos necessários ao pagamento da complementação de que trata esta lei.”
Atendendo reivindicações da FNTF/Sindicados o Dr. Eduardo (INFRA) fará uma nova checagem destas informações apresentadas pela SEST, através de novo levantamento
de dados.
Agendada a próxima reunião com a INFRA S.A. para o próximo dia 10 de fevereiro, às 16:00 horas, por videoconferência.
Todas as atas das reuniões serão disponibilizadas e divulgadas aos ferroviários pelo site: http://www.fntf.org.br
Francisco Aparecido Felicio
Diretor Presidente
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS;
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO RIO DE JANEIRO;
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DE SÃO PAULO;
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL;
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS NOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA;
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DA ZONA MOGIANA;
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DA ZONA SOROCABANA;
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS NO ESTADO DO CEARÁ.”
Fontes:> Álvaro Sasnches, diretor da FNTF; João Callegari, diretor da FNTF e presidente do STFRS; Site da AARFFSA Associação de Aposentados da RFFSA
Barb. que decepção , ACT não foi assinado e estão sinalizando IGNORAR as Perdas da Tabela Paritária , esperamos uma próxima Reunião mais proveitosa em 10/02 , más isso é normal nesse tipo de negociação , só o fato de estarem negociando já é um alento , agora é só torcermos para um desfecho melhor para nossa categoria.
CurtirCurtir
Esse impacto de R$ 130 milhões/mês nos benefícios dos 41.775 aposentados, a cada 1% de reajuste dados aos ativos oriundos da RFFSA, está superestimado. Seria muito abaixo desse valor.
CurtirCurtir
Deus é maior que tocar nos corações dos governantes, sensibilizando -os a conversem as nossas reenvidicacoes
tão esperadas.
CurtirCurtir
resumindo…Tudo continua como antes no quartel de Abrantes.
CurtirCurtir
REUNÃO POR VIDEO CONFERENCIA, NÃO DÁ. TEM QUE SER AO VIVO.. E COM DADOS CONCRETOS, QUE NOS PARECE QUE O ATUAL NEGOCIADOR DA INFRA, DEMONSTRA NÃO CONHECER, FACIL DE ENCERRAR ESSAS DELONGAS, É SÓ DISPENSAR TODOS QUE ESTÃO NA ATIVA, AI O REAJUSTE ANUAL DO RGPS, PASSA A SER APLICADO SOBRE A TABELA SALARIAL, COMO PREVE A LEI.
CurtirCurtir
Pelo que entendi, o reajuste de 5% poderá não acontecer esse ano por não constar no orçamento.
Esqueceram de nós na elaboração do orçamento de 2023?
CurtirCurtir
Com todo o respeito: a conta da SEST e’ uma maluquice. 1 porcento ao mês x 34 porcento da 4.420.000.000,00 divididos por 41.775 aposentados da 105.844,00 ao mês para cada um.
Ora, ora… Vou voltar para escola.
CurtirCurtir
Infelizmente e com disse o (CARLOS) continua tudo como era antes.
CurtirCurtir
Boa noite!
Eu reconheço a luta dos sindicalistas,nesse contexto neoliberal,mas os governantes precisam sensibilizar com a defasagem salarial dos ferroviários,meu falecido marido..adquiriu uma doença renal,nessa maldita empresa.Se vivo estivesse o salário não seria suficiente ..para cuidar da saúde.vergonha..vergonha..cinco por cento ..irá impactar o orçamento.
Piada!
Aí.só nós resta…continuar confiando em Deus.
CurtirCurtir
Parece que está conta está superestimada.
41775 x 4000( salário médio estimado) x 1%(0,01) = 1.671.000 por mês.
Bem longe dos 130 milhões. Que seria o valor por a quase 7 anos.
CurtirCurtir
Quantos bilhões nós pagamos para manter as mordomias, salários, aposentadorias especiais e aditivos dos nossos políticos, que negam uma miséria para aqueles que deram seu suor e saúde para seu país e agora, quando mais precisam, têm seu direito, assegurado por lei, negado. Terrível!!!
CurtirCurtir
Bom dia!
Concordo com você a complementação do meu falecido marido..não é suficiente para pagar as contas básicas da casa…luz ,agua etc.
Muda governo e a classe ferroviária continua esquecida.
CurtirCurtir
Estive fazendo e refazendo essa conta de que cada 1% dá 130 milhões/MÊS (130.000.000,00 : 41.775 = 3.111,00 ) Dará 3.111,00 a CADA aposentado? que aumento é esse? e isso é só 1% , então os 5% (5x esse valor) = custará 650.000.000,00? Que número é esse?
CurtirCurtir
Tb quero comentar
Meu pai esperava este complemento salarial
Morreu na espera
Minha mãe esperou Tb morreu na espera
Tenho pessoas “filhos” .necessitando para cuidar da saúde
Mas nem sinal deste dinheiro
Q afinal de nosso direito ninguém dá uma resposta
Fala que tem que aguardar
É triste sendo que é nosso direito de receber
Somos enrolados
Espero que alguém mais humano resolva esta situação
Somos de Barretos
Somos em 8 irmãos
Todos prioridade
Idosos
Nós não temos como resolver
Mas os responsáveis tem
CurtirCurtir
Me indigna saber que os valores pertinentes aos aposentados e pensionistas desta categoria causarão impacto no orçamento da União, mas os dos políticos com seus respectivos reajustes não.
Ninguém faz nada…. fala nada….
Que pena…..
CurtirCurtir
ATENÇÃO SENHORES GESTORES DA INFRA, CHAMEM URGENTEMENTE, ALGUNS APOSENTADOS FERROVIÁRIOS, PARA ASSESSORA´-LOS NESTA QUESTÃO, TEM GENTE AQUI, QUE ENTENDE MUITO BEM DISSO, JÁ QUE VOCÊS ESTÃO PERDIDOS COM RELAÇÃO AO ASUNTO.
CurtirCurtir
para receber 5% está esse “SIMPÓSIO’,,, dá pra acreditar em correção da tabela?
CurtirCurtir
Os colegas não acham que uma mudança de govêrno e filosofia, de idéias,com menos de 30 dias, um Orgão que ainda não se reestruturou, ainda não foram escolhidos os cargos de terceiro escalão,partir para uma negociação, não foi precipitação não?
CurtirCurtir
Apesar de me encontrar afastado por motivos pessoais e de saude corroboro e assino em baixo de todos companheiros ferroviarios que como eu e tantos outros sofrem na carne por esta situacao injusta cruel e covarde que praticam contra nossa classe. Qualquer nome de ferrovia que for a esta empresa ela vira com os resticios de odio que a antiga Valec tem para com os ferroviarios Em 2019 nosso grupo que se encontrava em Brasilia foi convidado para fazermos uma visita a Valec e ser recebido por sua Diretoria a terceira em menos de seis meses .Ao chegarmos na sala da Diretoria um luxo encontramos um aparato de teloes e operadores. Extranhamos nos dirigimos aos presentes o Presidente Diretora de Pessol dois gerentes que inclusive participaram da Comissao Paritaria assinaram a autorizacao para que fosse realizada e aprovaram nossos Direitos a Revisao Salarial embora ate hoje todos neguem. inclusive tres Advogados. Apos apresentacao do Presidente que era um Auditor Federal foi dado a palavra a Diretora de Pessoal que questionada apresentou o indice de Aumento Zero . Nem o indice de inflacao que e determinado pela Constituicao Federal. Novamente questionada ela refez os indices que posteriormente foram encaninhados ao TST.. Outro companheiro do grupo fez as contas em seu celular apurando que cada ferroviario teria um aumento de Oito Reais. Fez questao de mostrar para ela o Ridiculo e Espatafurdio aumento. No mesmo momento levantamos de nossas cadeiras e nos retiramos sem despedida sob o olhar de todos pois a intencao da empresa era exibir suas construcoes de linhas que levaram muitos diretores a serem presos por Corrupcao .Como nao vou retornar aos assuntos gostaria de pedir a todos os que acompanham e manifestam neste Blog um apoio incondicional e parabenizar este que alem de jornalista integro e um dos maiores defensores da classe ferroviario um grande lutador nosso Fernando Abellha. Obg. A todos pela paciência. Rezar e torcer muito por aqueles que atraves dos Sindicatos lutam por nossos direitos .
CurtirCurtir
Se o meu nível 235 na tabela de Cargos e Salários da Ex- RFFSA,
que é do grupo ferroviários acabou na complementação, LEI 8.186/91,
então de ferroviários ainda complementados resta somente os do grupo Universitários.
Recebí hoje, 02/02/23, o meu benefício que era costumeiros de R$ 4.107,00
(nível 235 x 34 anuênios), fui surpreendido com a importância de R$
4.199,00 , com evidência de que acabou minha complementação.
Contribuí, quando trabalhava com 10/20 salários mínimos; hoje estou com miseráveis 3.25 do dito salário.
Lembro-me do que falou o grande Deputado Federal defensor dos aposentados e pensionista no Congresso Nacional, por São Paulo,
falecido Arnaldo Faria de Sá que gritou alto para não permitir que a Valec recebesse os ferroviários da extinta RFFSA., que era intenção das Velec acabar com a complementação.
DITO E FEITO!
Plenário da Câmera 2007,
CurtirCurtir
Boa tarde,
Estou na mesma situação exposta ,por você como pensionista ,meu falecido marido era o mesmo nivel 235,recebo 3.700, o restante ..fica retido na fonte…
A complementação já acabou faz tempo.
Interessante nesse país,aumento para os politicos,jusdiciário,não impacta no oraçamento..
Sinceramente dessa Empresa não espero mais nada..
A tal Urp,30 anos,meu falecido marido morreu na esperança desse dinheiro.
CurtirCurtir
Eu me aposentei como Operador de Telecomunicação nível 224,em 1993. Recebo Complementação.
CurtirCurtir
Quando aumenta os salários dos deputados, senadores, prefeitos e vereadores, esses aumentos nunca causam impacto no orçamento. Para o trabalhador até o ar que ele respira é prejuizo pro governo.
CurtirCurtir
É com imensa tristeza e preocupação que vejo essa situação. A VALEC na pessoa da sua diretoria fez tudo como bem queria. Aos poucos foi matando os guerreiros da REFFSA. Sou pensionista. Hoje nem um plano de saúde tenho condições de pagar. Grande foram os esforços de alguns. Cito aqui a luta do Ministro Helio Regado. As vezes que tive oportunidade de falar com ele sempre muito atencioso. Assim com a nova diretoria . Mais vamos continuar lutando, penso que uma hora alguém com censo de humanidade olhará para essa causa. Lembrando que temos uma outra figura singular que é o nosso Prof. Fernando Abelha. Sempre nos trazendo informações. Vamos lutar.
Desistir jamais.
CurtirCurtir
Bom diaa
O mesmo digo eu…
Aumento de grana para parlamentares e tido escalão em Brasília é sagrado!
E quem paga tudo ?
Nós o povão que pagamos impostos até para entrar nos super mercados! Com chinelos remendados com pregos nem nos bancos entramos heimm …
Tá lá a porta travando metal!😂😂Ixeeeeee TÔ ficando pasma com o político!Entendo cada vez menos como SÓ visam o deles e nem pensam nas panelas vazias de nossos lares ,pelo menos nossa alimentação e saúde né!
CurtirCurtir