Por Fernando Abelha
Aconteceu, sexta-feira, 17, encontro de confraternização da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal S.A. – AARFFSA juntamente com a Associação dos Engenheiros Ferroviários da Estrada de Ferro Leopoldina AEEFL, em evento ocorrido no Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas, RJ.
Significativo número de ferroviários aposentados, pensionistas e familiares esteve presente com suas crianças, que viveram momentos de alegria ao receber presentes do Papai Noel. Da mesma forma vários brindes forram sorteados aos participantes, entre os quais uma televisão de 32 polegadas e a estada por sete dias, para cinco pessoas, em apartamento pertencente a AEEFL, na Barra da Tijuca, sem qualquer custo ao sorteado e sua família.
Foi voz corrente no decorrer do encontro, o desagrado com o comportamento do governo, há quatro anos sem reajustar os salários dos ferroviários da extinta RFFSA. Entre os presentes se encontravam alguns dirigentes sindicais especialmente convidados, dos quais se obteve informações destacando-se encontro online agendado pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários -FNTF, em 12 deste mês, com dirigentes da nova Estatal Infra S.A, empresa constituída pelo Ministério da Infraestrutura e que absorveu a Valec Engenharia e a Empresa de Planejamento e Logística – EPL. O encontro foi cancelado no último momento pelo Infra S.A. quando todos os interlocutores estavam já conectados. Seria a continuidade das negociações sobre o Acordo Coletivo do Trabalho, 2022/2023.
Por sua vez, foi entendimento de muitos ferroviários que participaram das comemorações, que a FNTF após tantos impasses praticados pela extinta VALEC e, agora, pelo INFRA, deveria entrar nos primeiros dias de janeiro, com pedido de mediação junto ao Tribunal Superior do Trabalho – TST.
Que desprestígio! A uma ação, uma reação. Não se deveria esperar tanto tempo, para uma tomada de posição. Porque só depois das festas de comemoração de fim de ano? O TST não tem como interferir, mas, tentará mediar, ajudar às partes à equacionar o impasse. A legislação pertinente, nesse caso, não pode ser confrontada nem modificada. A VALEC e, agora, INFRA S/A, são como farinha do mesmo saco. Muda a estrutura, mas a forma de administrar parece ser a mesma. Não creio que a FNTF e a FENAFAP estejam desprestigiadas, politicamente. O que fazem os políticos, apontados como amigos, principalmente os indicados pelas corporações, que não nos ajudam? Não seria esse, o momento de se lutar, para alterar, por meio de um projeto de lei, o artigo 27 da Lei 11.483/2007, como já sugerimos?
CurtirCurtir
(*) POR QUE só depois das festas de comemoração …
CurtirCurtir
Muito bom, Prof. Abelha. O Blog sempre prestando serviço de informar aos milhares de interessados sofredores sobre o andamento das tratativas do ACT. Em prosseguimento, seria caso de detalhar o histórico das idas e vindas das nossas justas reivindicações , para demonstrar, nessa difícil luta no sentido de manter a classe em condições de sobreviver financeiramente. Pelas circunstâncias o Blog, com a sua força de divulgação se torna um esteio para alcançarmos a justiça financeira que estamos pleiteando.
CurtirCurtir
Prezado Celso Paulo
Estamos abertos a receber toda e qualquer colaboração no sentido de difundir as nossas ações administrativas para vencermos este difícil e humilhante momento que passa os ferroviários da extinta RFFSA .
Obrigado por suas palavras ao participar dos comentários.
CurtirCurtir
Aos amigos . Assistir um documentário muito sério cujo título é VARIG A CAIXA PRETA DO BRASIL. Produzido pela equipe de jornalistas competentes da BRASIL PARALELO. Que tal sugerir-mos aos mesmo a ” Caixa preta ” da REFFSA? Pelo o que conheço tem muito a ser esclarecido. Aproveito para comungar com Dr Alcir Alves. Porque deixas para depois só Natal as nossas reivindicações? Será que para o nosso caso com pessoas em idades tão avançadas tem tanto tempo para esperar? Só muita oração w a misericórdia do Senhor.
CurtirCurtir
RATIFICO AS PALAVRAS DO COLEGA ALCIR ALVES DE SOUZA. INCLUSIVE ENVIEI TAL SUGESTÃO A AARFFSA.
CurtirCurtir
APENAS FOGE, A MINHA MINÚSCULA COMPREENSSÃO, QUE PASSADOS TODOS ESSES ANOS, DE COMISSÃO PARITÁRIA, DE IDAS E VINDAS A ÓRGÃOS DO PODER CENTRAL, NADA CONCRETAMENTE TENHA ACONTECIDO A NOSSO FAVOR, E MESMO ASSIM, NOSSOS DIRIGENTES SINDICAIS, NUNCA SE MANIFESTARAM A RESPEITO, DA AÇÃO PROPOSTA PELO DO ALCIR, INCLUSIVE OFERECENDO UMA EXORDIAL AQUI NESTE BLOG. FELIZ NATAL A TODOS OS COMPANHEIROS FERROVIÁRIOS POR ESSE BRASIL AFORA.
CurtirCurtir
João Batista
Feliz Natal.
A luta continua até nossa vitória.
Obrigado por participar do blog.
CurtirCurtir