Lei sancionada pelo Governo do Estado autoriza parceria público-privada para recuperação de linhas; regiões Metropolitana e Norte Fluminense serão algumas das beneficiadas
Colaboração de Odevar Rodrigues dos Santos

O Governo do Rio de Janeiro sancionou, nesta quinta-feira (06/10), uma lei que prevê a reativação de 14 linhas ferroviárias em todo o estado por meio de parceria público-privada. A medida, número 9.871/22 e de autoria do deputado Anderson Moraes (PL), já consta no Diário Oficial.
Entre as que deverão ser recuperadas, vale destacar, estão o Ramal Barrinha, que liga Barra do Piraí, na região Sul do RJ, a Japeri, na Baixada Fluminense, além de ramais na Região Metropolitana e no Norte do estado.
A medida complementa a lei 8.210/18, que criou o Programa Estadual de Recuperação da Malha Ferroviária com objetivos turísticos. A nova norma determina que a reativação das linhas de trem priorize a segurança dos passageiros.
”A reativação desta linha é uma importante demanda dos moradores da região, que foram privados de um transporte de massa fundamental para ligação da Região Metropolitana com o Sul Fluminense. A paralisação também impactou todo o comércio e turismo nas cidades, e a reativação pode ajudar a revitalizar a área”, explicou Moraes.
Fonte: Diário do Rio
Olá! Até que enfim, chegou um governo que irá dá mais atenção para os pobres, os miseráveis e necessitados que moram longe do centro urbano do Rio de janeiro!? Isso é maravilhoso! Recuperar o turismo e devolver a dignidade dessas pessoas! Amei! A nossa baixada tem lugares maravilhosos! Parabéns!
CurtirCurtir
Quem pega esse trem não é pobre ou miserável não.! São cidadãos e trabalhadores que usam o transporte bíblico como qualquer centro urbano. Assim como turistas.
CurtirCurtir
Parabéns governador! Amei a sua iniciativa! Estamos juntos!!!!
CurtirCurtir