Por Fernando Abelha
Vem ganhando ampla repercussão a postagem da matéria em que o Governo Federal pretende leiloar a Estação Barão de Mauá (Leopoldina) à iniciativa privada.
A editoria do blog recebeu, pessoalmente, a visita do leitor, professor Alexandre Prado, técnico da Agência Nacional de Transportes Terrestre – ANTT, RJ, candidato a deputado estadual pelo Rio de Janeiro, número 44220, que se propõe a interceder no sentido de evitar o indesejado leilão.
Alexandre enalteceu a arquitetura do prédio sede da extinta Estrada de Ferro Leopoldina, edificado no bairro imperial de São Cristóvão. Lembrou ter embarcado várias vezes na Estação Barão de Mauá, para São Paulo e Minas Gerais e que a ANTT vem fiscalizando e penalizando os responsáveis pelo abandono em que se encontra o importante prédio, precursor do transporte ferroviário do País, sede administrativa da mais que centenária Estrada de Ferro Leopoldina. Defendeu ainda a sua destinação ao Museu Ferroviário, transferindo – o do Engenho de Dentro, onde se encontra inativo. Idealizou um percurso ferroviário, com composições também históricas, entre Barão de Mauá e o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, destinado aos visitantes.
O blog mantém em aberto o espaço para todos os candidatos a cargos eletivos, independentemente de partido, que se dispuserem a interceder pelas causas dos ferroviários. A cobrança virá depois…