BOLETIM INFORMATIVO – no 03
VALEC: DATA-BASE DE 1o DE MAIO DE 2.022
REALIZADA 2a REUNIÃO (29 DE AGOSTO)
– A Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, representando os Sindicatos Filiados, enviou pedido de informações à VALEC, quanto à continuidade ou não, das negociações coletivas referente a data-base de 1o de maio de 2022.
O posicionamento da VALEC, registrado na Ata de Reunião do dia 29 de agosto, não ficou claro e explicito, quanto a sua contraproposta enviada aos Sindicatos, ser a proposta final para a assinatura do ACT/2022;
Realizada consulta junto aos interessados, houve unanimidade na recusa da contraproposta da VALEC, devendo ser mantida, o teor de nossa pauta de reivindicações apresentada a Empresa.
A recusa, diz respeito a pretensão da VALEC em suprimir direitos conquistados anteriormente, não repor os índices inflacionários, e o desrespeito na manutenção da data-base de 1o de maio, não sendo possível admitir-se a sua implantação, somente após a data de assinatura do ACT.
O atual posicionamento da VALEC nestas negociações, está limitado em “conseguir” autorizações do MINFRA (Ministério da Infraestrutura) e da GOVERNANÇA (demais órgãos governamentais).
Estamos em NEGOCIAÇÂO coletiva, ou IMPOSIÇÃO coletiva?
Mesmo com a manifestação favorável dos demais Sindicatos (Bahia, Nordeste, Central do Brasil, Santa Catarina e Paraíba) – solidários a preservação de direito, da Clausula dos ferroviários oriundos da FEPASA, os representantes da Empresa, não se manifestaram quanto a manutenção desta Cláusula no ACT.
A FNTF solicitou que a VALEC se manifeste, quanto a continuidade das negociações coletivas, com a possibilidade de avançarmos para um desfecho de firmarmos o acordo coletivo, ou se a contraproposta que nos foi apresentada, constitui-se de PROPOSTA FINAL da VALEC, dando por encerrada as negociações coletivas, para que possamos tomar as providências cabíveis e
necessárias para solução do litígio que ora se apresenta.
Até a presente data, não houve manifestação da VALEC.
Acesse o site: http://www.fntf.org.br para acompanhar as negociações coletivas.
Francisco Aparecido Felicio
Diretor Presidente
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS
Aos nossos “representantes “. O que a VALEC precisa fazer para que vcs entendam que a mesma não tem nenhum interesse de resolver essa causa pacificamente? O que vcs ainda esperam para irmos por meio da justiça uma vez que a lei nos ampara? Será que nossos representantes têm o mínimo de noção do que está sofrendo a nossa classe com o descaso que vem de anos. O Dr. Alcir e outros colegas tem nos advertido neste mesmo blog sempre. Com toda certeza , creio que o nosso último recurso vai ser irmos a justiça. Portanto, não há mais tempo a perder.
CurtirCurtir
Com certeza lembraremos deste fato na hora da votação,não prego voto em nenhum candidato entretanto o que este governo fez com a nossa classe merece uma resposta digna que deve ser dada nas urnas.
CurtirCurtir
Estamos a uma semana do primeiro turno das eleições. Até lá, é quase certo que não haverá uma resposta positiva. E, possivelmente, nem depois do segundo turno. A perspectiva é sombria. Mas, se tal acontecer, chegaremos no final do ano, nas mesmas condições atuais. A FNTF, com o apoio dos sindicatos, não cedeu aos caprichos da desidiosa empresa, no que penso ter agido certo. São muitos direitos conquistados a duras penas. Mas, por que não surpreender os algozes (UNIÃO/VALEC) com a ação judicial que vimos sugerindo? Antes do recesso forense, ainda temos dois meses e meio a nosso favor. É importante repensar sobre isso. Como será o Natal das famílias dos nossos milhares de companheiros que recebem de benefício, menos de um salário-mínimo?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lamentável. Fim de “reinado”.
CurtirCurtir
Concordo com as palavras da colega Lúcia de Pompea Gomes. Esse papo da VALEC é ¨conversa fiada para boi dormir¨
CurtirCurtir
Concordo com a Sra. Lúcia de Pompea Gomes, não temos tempo a perder, vamos para a justiça conforme orientados pelo colega ferroviário Dr. Alcir>
CurtirCurtir
O que preocupa é : “até a presente data , não houve manifestação da VALEC” , sabemos que se tem uma coisa que a VALEC adora é deixar o tempo passar.
CurtirCurtir
SINCERAMENTE, ACHO QUE FALTA, UMA AÇÃO MAIS CONTUDENTE, POR PARTE DE TODAS AS ENTIDADES DE CLASSE, SE ESTAS TIVESSEM FEITO UMA CONVOCAÇÃO AOS APOSENTADOS DE TODO BRASIL, TENHO CERTEZA QUE JUNTARIÁMOS PELO MENOS 20 A 30 VELHINHOS NA PORTA DA EMPRESA EM BRASILIA, DE LÁ SÓ SAIRIÁMOS QUANDO FOSSÉMOS RECEBIDOS, COM UM SIM OU COM UM NÃO.
CurtirCurtir
E vai ficar assim ? Este absurdo que a VALEC está fazendo?
Existe o Judiciário pra cobrar desta os Direitos de Aposentados e Pensionistas … da extinta RFFSA.
E o Sindicato ? Vai fazer o quê? Esperar passar prazos pra nada ganhar e ainda ter mais perdas?
Vergonha !
CurtirCurtir