BOLETIM INFORMATIVO – no 03

VALEC: DATA-BASE DE 1o DE MAIO DE 2.022

REALIZADA 2a REUNIÃO (29 DE AGOSTO)

– A Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, representando os Sindicatos Filiados, enviou pedido de informações à VALEC, quanto à continuidade ou não, das negociações coletivas referente a data-base de 1o de maio de 2022.

O posicionamento da VALEC, registrado na Ata de Reunião do dia 29 de agosto, não ficou claro e explicito, quanto a sua contraproposta enviada aos Sindicatos, ser a proposta final para a assinatura do ACT/2022;

Realizada consulta junto aos interessados, houve unanimidade na recusa da contraproposta da VALEC, devendo ser mantida, o teor de nossa pauta de reivindicações apresentada a Empresa.

A recusa, diz respeito a pretensão da VALEC em suprimir direitos conquistados anteriormente, não repor os índices inflacionários, e o desrespeito na manutenção da data-base de 1o de maio, não sendo possível admitir-se a sua implantação, somente após a data de assinatura do ACT.

O atual posicionamento da VALEC nestas negociações, está limitado em “conseguir” autorizações do MINFRA (Ministério da Infraestrutura) e da GOVERNANÇA (demais órgãos governamentais).

Estamos em NEGOCIAÇÂO coletiva, ou IMPOSIÇÃO coletiva?

Mesmo com a manifestação favorável dos demais Sindicatos (Bahia, Nordeste, Central do Brasil, Santa Catarina e Paraíba) – solidários a preservação de direito, da Clausula dos ferroviários oriundos da FEPASA, os representantes da Empresa, não se manifestaram quanto a manutenção desta Cláusula no ACT.

A FNTF solicitou que a VALEC se manifeste, quanto a continuidade das negociações coletivas, com a possibilidade de avançarmos para um desfecho de firmarmos o acordo coletivo, ou se a contraproposta que nos foi apresentada, constitui-se de PROPOSTA FINAL da VALEC, dando por encerrada as negociações coletivas, para que possamos tomar as providências cabíveis e

necessárias para solução do litígio que ora se apresenta.

Até a presente data, não houve manifestação da VALEC.

Acesse o site: http://www.fntf.org.br para acompanhar as negociações coletivas.

Francisco Aparecido Felicio

Diretor Presidente

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS