Por Fernando Abelha
A VALEC Engenharia, Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Belo Horizonte – STEFBH estarão reunidos nesta quinta-feira, através de videoconferência, em uma primeira rodada de negociações, quando será debatida a contraproposta da empresa para o Acordo Coletivo do Trabalho, maio de 2022/23.
O reajuste que for obtido nas negociações pelos representantes dos trabalhadores ferroviários da extinta RFFSA, será estendido aos aposentados e pensionistas com o amparo da Lei 11.483/07. A categoria está há quatro anos sem qualquer reajuste salarial.
Em documento liberado pela diretoria da FNTF, entre outros assuntos constantes da pauta encaminhada pela VALEC, constam:
“Clausula Primeira – As partes fixam a vigência deste ACT no período 01º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023 e a data base da categoria em 01º de maio.
Clausula Segunda – O presente Acordo Coletivo de Trabalho aplicado no âmbito da empresa acordante, composta pelos empregados ativos pertinentes ao quadro de pessoal especial da extinta RFFSA, na forma do Art.17, I, da Lei 11.483/07.
Clausula Terceira – A VALEC reajustará a tabela salarial dos empregados da extinta Rede Ferroviária Federal S.A, com percentual de 5 (cinco por cento) a partir da data em que for firmado o presente acordo.”
Estarão reunidos amanhã:
FNTF – Presidente Francisco Aparecido Felício
STEFBH – Presidente Edna Ribeiro Bezerra
VALEC – Presidente André Kuhn
SÓ NÃO ENTENDI PORQUE O STEFBH VAI PARTICIPAR TAMBÉM DESTA NEGOCIAÇÃO, QUE A MEU VER DEVERIA SER EXCLUSIVAMENTE ENTRE A VALEC E A FNTF.
CurtirCurtir
Acredito que a presença do STEFBH na reunião , é porque foi eles que receberam a contra proposta de 5% da VALEC , más como por força de lei a FNTF teve sua representatividade reconhecida , a VALEC terá de nogociar também com eles. Espero que UNAM forças para o bem de nossa categoria e não caiam em embates.
CurtirCurtir
Já é um luzinha no fim do túnel!!! Novas luzes virão em 2023..
CurtirCurtir
Aproveitando a luz no fim do túnel, tem previsão para quando vai ser esse aumento. Ou melhor o mês que vamos receber.
CurtirCurtir
Essa luz de 5% iria iluminar o quê? Estamos mendigando!!!
CurtirCurtir
Boa tarde!
Prezados,
Que Deus abençõe a todos envolvidos nesse acordo o ferroviário não aguenta mais esse salários congelados ,há 4 anos,o salário acaba assim q caí na conta.
Salve engano meu marido teve um aumento …no ano de seu falecimento dezembro de 2016..Tomara a Deus q pelo ao menos esse valor oferecido venha concretizar.
Abraço!
CurtirCurtir
Só queria entender porque ainda não foi feito o sugerido há muito tempo pelo Ilmo. Sr. Dr. ALCIR ALVES DE SOUZA. Alguém pode Explicar?
CurtirCurtir
Os ferroviários que cairam no ostracismo após a privatização, e até o presente momento não sabem a quem pertencem, estão com os ganhos defasados em mais de 60%. No entanto, o percentual de 5% a ser discutido é ultrajante, miséria. Considerando que a correção nos últimos 4 anos é zero.
CurtirCurtir