Por Fernando Abelha

A VALEC Engenharia, Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Belo Horizonte – STEFBH estarão reunidos nesta quinta-feira, através de videoconferência, em uma primeira rodada de negociações, quando será debatida a contraproposta da empresa para o Acordo Coletivo do Trabalho, maio de 2022/23.

O reajuste que for obtido nas negociações pelos representantes dos trabalhadores ferroviários da extinta RFFSA, será estendido aos aposentados e pensionistas com o amparo da Lei 11.483/07. A categoria está há quatro anos sem qualquer reajuste salarial.

Em documento liberado pela diretoria da FNTF, entre outros assuntos constantes da pauta encaminhada pela VALEC, constam:

“Clausula Primeira – As partes fixam a vigência deste ACT no período 01º de maio de 2022 a 30 de abril de 2023 e a data  base da categoria em 01º de maio.

Clausula Segunda – O presente Acordo Coletivo de Trabalho aplicado no âmbito da empresa acordante, composta pelos empregados ativos pertinentes ao quadro de pessoal especial da extinta RFFSA, na forma do Art.17, I, da Lei 11.483/07.

Clausula Terceira – A VALEC reajustará a tabela salarial dos empregados da extinta Rede Ferroviária Federal S.A, com percentual de 5 (cinco por cento) a partir da data em que for firmado o presente acordo.”

Estarão reunidos amanhã:

FNTF – Presidente Francisco Aparecido Felício

STEFBH – Presidente Edna Ribeiro Bezerra

VALEC – Presidente André Kuhn