Por Fernando Abelha
A cada dia se torna mais complexo obter informações, de quem de direito, de como se encontram as atuações pela recuperação dos salários dos ferroviários da extinta RFFSA.
Adauto Alves, ex-presidente da Associação Mútua dos Trabalhadores da Estrada de Ferro Leopoldina, que sempre disponibilizava informações obtidas através da chamada Comissão Paritária Especial, por questões de saúde, afastou-se da presidência do órgão.
A FENAFAP – Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas – que manteve contatos em Brasília pela recuperação das perdas salariais, permanece aguardando retorno das tentativas já desenvolvidas e, segundo consta, com possíveis resultados em favor da categoria.
A Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal – AARFFSA, agora sob nove direção, felizmente, já com viagem agendada para os próximos dias à Brasília, promete contatar parlamentares, ministros de Estado e o INSS na defesa de aposentados e pensionistas, estas com 40% de suas pensões garfadas por este governo federal. Isto é: têm direito legal de 100% dos salários dos ferroviários/as falecidos e somente recebem 60%. Reflexo de desgovernos. Isto é o nosso Brasil
Felizmente, contatos mantidos na última sexta-feira e sábado, com dois diretores da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, em momentos diferentes, obtivemos a informação de que a indigesta VALEC – Engenharia acatou a decisão judicial que reconheceu a legitimidade da FNTF, para atuar a nível nacional, na defesa dos Acordos Coletivos do Trabalho em favor dos esquecidos e abandonados ferroviários da extinta RFFSA.
Como sempre acontece, a VALEC que não se preocupa em demonstrar a sua aversão aos ferroviários da RFFSA, colocou novo obstáculo para cumprir a ordem da judicial. Exigiu que cada Sindicato apresentasse sua pauta, com os Acordos Coletivos – ACT em separado, e assim protelaria a decisão com nove agendamentos de reuniões em diversas datas.
Assim os nove sindicatos procederam mas, inteligentemente, enviaram o mesmo conteúdo da pauta de ACT já encaminhada a VALEC pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários.
Espera-se, agora, apenas, que seja marcada a data da reunião, neste caso apenas com a FNTF, ou que seja enfrentada possível nova armadilha que a enfadonha VALEC possa preparar, pelo prazer de anular os lídimos direitos dos ferroviários, hoje órfãos neste governo, que ignora com indiferença perversa o valor que esta classe obreira, hoje envelhecida, prestou por décadas às reservas econômicas do País.
ALÉM DA REPORTAGEM ACIMA, CONTINUO AGUARDANDO UMA RESPOSTA DA FAEF A RESPEITO DO GRUPO DE TRABALHO FEITO SOBRE A CORREÇÃO DA TABELA SALARIAL, COMPLETAMENTE DESATUALIZADA.
CurtirCurtir
PREZADO AMIGO PROFESSOR FERNANDO ABELHA, BOM DIA!
AO LER NA ÍNTEGRA SUA MATÉRIA POSTADA NESTA DATA, E NA CONDIÇÃO DE VICE-PRESIDENTE DA AARFFSA (ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DA RFFSA), INFORMO AOS SEGUIDORES DO SEU PRESTIGIADO BLOG, QUE TEMOS DISCUTIDO E PRIORIZADO O ASSUNTO SOBRE A DEFASAGEM SALARIAL QUE VEM ATINGINDO NOSSA CLASSE.
EM NOSSAS REUNIÕES DE DIRETORIA SOB A PRESIDÊNCIA DO NOSSO AMIGO MANOEL GERALDO COSTA, BUSCAMOS MANTER APROXIMAÇÃO COM AS DEMAIS ENTIDADES DE CLASSE TAIS COMO: FNTF, FAEF E FENAFAP, TODAS COM A REPRESENTATIVIDADE DA CATEGORIA.
POR QUESTÃO DE JUSTIÇA, PODEMOS AFIRMAR QUE O PRESIDENTE DA FENAFAP, NOSSO ILUSTRE AMIGO ETEVALDO, VEM DANDO TODO APOIO, CONTRIBUINDO COM SUA VASTA EXPERIÊNCIA DE LUTAS E CONQUISTAS PARA A CATEGORIA FERROVIÁRIA.
ESTAMOS CAMINHANDO PARA QUE TENHAMOS ALGUM RESULTADO, APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES DO MOMENTO, AINDA NO DECORRER DO ANO EM CURSO.
RECEBA UM FORTE ABRAÇO DO SEU AMIGO.
ALMIR GASPAR
CurtirCurtir
Prezado amigo Almir Gaspar, bravo lutador pela categoria através da AEEFL onde é presidente e, mais recentemente, na vice-presidência da AARFFSA, ao lado do também lutador de Manoel Geraldo Costa na presidência e dos diretores Celso Paulo,, Lício Araújo e outros. A categoria muito espera de sua liderança.
Obrigado por participar.
CurtirCurtir
O QUE PODEMOS ESPERAR, DOS CANALHAS, QUE COMAMDAM A VALEC ? PRINCIPALMENTE AGORA, EM FINAL DE DESGOVERNO.. PARABÉNS AOS QUE AINDA SE PRPOE A LUTAR.
CurtirCurtir
Na minha opinião, o ex-ministro da Infraestrutura deveria ser cobrado. Se não me engano, em algum momento ele prometeu apoio às demandas dos ferroviários. Tarcísio Freitas hoje é candidato a governador de São Paulo — o candidato do presidente — e como tal deve continuar a ter influência no Governo. Acho que é o momento das entidades o pressionarem, ainda mais que nas pesquisas ele vai muito mal, e irá precisar de muitos votos. Sei que ele não recebe a classe nos eventos a que comparece, mas e se começasse a receber recados pelos jornais? Afinal, todos os veículos dispõem de seções de cartas, que são muito lidas sendo por isso ótimos meios para fazer os recados chegarem a quem interessa, melhores até que as redes sociais. Tarcísio precisa saber que há milhares de ferroviários e agregados a eles estão seus familiares e amigos, e não é momento para desprezar os votos desse segmento.
CurtirCurtir
Essa defasagem salarial em nossos proventos vem de longe, sou aposentado da RFFSA aqui em Curitiba desde novembro de 1995, mquinista supervisor de tração! ! !
CurtirCurtir
Boa noite!
Prezados!
Sou pensionista desde dezembro de 2016,tenho procurado filiar ao sindicato mais sem êxito!
Abraço!
CurtirCurtir