Por Fernando Abelha
Recebemos do engenheiro Almir Gaspar, Diretor -Presidente da Associação dos Engenheiros da EFL, oportunos comentários sobre os últimos acontecimentos na Fundação REFER.
– Prezado amigo professor Fernando Abelha, boa noite!
Gostaria de agradecer todo seu prestigioso apoio através do blog ferroviavezevoz.com, dos textos divulgados de minha autoria.
Este expressivo e único veículo de comunicação com a categoria, nos encoraja a tecer novos comentários:
Ao serem empossados na REFER os novos conselheiros do CODEL e COFIS, de imediato se posicionaram nas tomadas de decisões em Reuniões Extraordinárias dos dias 03, 14 e 15/09, cujas disposições poderão retornar a REFER à sua excelência de prestação de serviços aos participantes, o que já se observa, com certeza, pelas reações positivas, até entusiasmadas. Poderemos enxergar uma luz no fim do túnel.
Todas as decisões ocorridas até o momento e as que com certeza ainda irão surgir, realmente, nos apresenta a atual seriedade do destino dos recursos que vinham sendo mal geridos.
Esperamos que o CODEL, ao assumir a gestão da REFER, não deixe de tomar as decisões que todos sabemos ainda precisam ser adotadas.
Esperamos, ainda, que a habilitação e posse do Diretor Financeiro Carlos Alberto, sejam realizadas o mais rápido possível, no preenchimento do importante cargo de diretor administrativo, financeiro e de investimentos que se encontra vago desde janeiro de 2020, quanto da lamentável e injusta exoneração da então diretoria.
Carlos Alberto, com toda justiça, foi reconduzido pela unanimidade dos seis conselheiros deliberativos, o que demonstra sua integridade e competência técnica. Tal decisão comprova a seriedade da gestão com os resultados obtidos durante o ano de 2019, constatado no Relatório Anual da REFER daquele ano.
Da mesma forma, esperamos agilidade na condução do processo para escolha do Diretor- Presidente e do novo Diretor de Seguridade.
Outras redentoras decisões, tais como: cancelamento do contrato de locação para mudança da sede da REFER, da mesma forma o absurdo contrato por três anos, de empresa para a área de Comunicação, cujo valor ultrapassa a R$1,5 milhão.
Devemos sim estar otimistas por tantas decisões já tomadas, economizando milhões de reais que estavam sem a devida previsão orçamentária. Somente temos que parabenizar o CODEL por estas decisões saneadoras e, certamente, por outras que ainda serão tomadas. Com atitudes desta grandeza os órgãos de governanças, Conselhos Deliberativo e Fiscal terão todo apoio das entidades de classe, bem como da grande maioria de seus participantes que têm a Fundação REFER como um oásis em momento de tanta indiferença com os ferroviários.
Um forte abraço.
Almir Gaspar
Presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina.
Ao colega Almir Gaspar meus parabéns por suas palavras corretíssimas.
CurtirCurtir
Parabéns aos Conselheiros pelas mudanças ora efetivadas na REFER que fará, sem dúvidas, aumentar a continuidade de nossa aposentadoria privada.
Se possível, convém reexaminar as demissões de empregados experientes e trabalhadores, que foram tirados do quadro da empresa por essa Diretoria recém substituída, com muito atraso.
CurtirCurtir
Parabenizo o colega Almir Gaspar pelas palavras competentes e sensatas, na esperança que nossa REFER possa retornar à necessária trajetória sadia e transparente para o benefício dos ferroviários.
CurtirCurtir