Por Fernando Abelha

Recebemos do engenheiro Almir Gaspar, Diretor -Presidente da Associação dos Engenheiros da EFL, oportunos comentários sobre os últimos acontecimentos na Fundação REFER.

– Prezado amigo professor Fernando Abelha, boa noite!

Gostaria de agradecer todo seu prestigioso apoio através do blog ferroviavezevoz.com, dos textos divulgados de minha autoria.

Este expressivo e único veículo de comunicação com a categoria, nos encoraja a tecer novos comentários:

Ao serem empossados na REFER os novos conselheiros do CODEL e COFIS, de imediato se posicionaram nas tomadas de decisões em Reuniões Extraordinárias dos dias 03, 14 e 15/09, cujas disposições poderão retornar a REFER à sua excelência de prestação de serviços aos participantes, o que já se observa, com certeza, pelas reações positivas, até entusiasmadas. Poderemos enxergar uma luz no fim do túnel.

Todas as decisões ocorridas até o momento e as que com certeza ainda irão surgir, realmente, nos apresenta a atual seriedade do destino dos recursos que vinham sendo mal geridos.

Esperamos que o CODEL, ao assumir a gestão da REFER, não deixe de tomar as decisões que todos sabemos ainda precisam ser adotadas.

Esperamos, ainda, que a habilitação e posse do Diretor Financeiro Carlos Alberto, sejam realizadas o mais rápido possível, no preenchimento do importante cargo de diretor administrativo, financeiro e de investimentos que se encontra vago desde janeiro de 2020, quanto da lamentável e injusta exoneração da então diretoria.

Carlos Alberto, com toda justiça, foi reconduzido pela unanimidade dos seis conselheiros deliberativos, o que demonstra sua integridade e competência técnica. Tal decisão comprova a seriedade da gestão com os resultados obtidos durante o ano de 2019, constatado no Relatório Anual da REFER daquele ano.

Da mesma forma, esperamos agilidade na condução do processo para escolha do Diretor- Presidente e do novo Diretor de Seguridade.

Outras redentoras decisões, tais como: cancelamento do contrato de locação para mudança da sede da REFER, da mesma forma o absurdo contrato por três anos, de empresa para a área de Comunicação, cujo valor ultrapassa a R$1,5 milhão.

Devemos sim estar otimistas por tantas decisões já tomadas, economizando milhões de reais que estavam sem a devida previsão orçamentária. Somente temos que parabenizar o CODEL por estas decisões saneadoras e, certamente, por outras que ainda serão tomadas. Com atitudes desta grandeza os órgãos de governanças, Conselhos Deliberativo e Fiscal terão todo apoio das entidades de classe, bem como da grande maioria de seus participantes que têm a Fundação REFER como um oásis em momento de tanta indiferença com os ferroviários.

Um forte abraço.

Almir Gaspar

Presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina.