Por Adauto Alves

“Prezados Companheiros Ferroviários:

Apesar de comentários poucos lisonjeiros, fruto de pessoas que ignoram e desconhecem os procedimentos em uma mesa de negociações com o Governo, pois jamais participaram de uma, contrariando meus pares, informo não especificamente a eles mas, a 48.146 Ativos, Aposentados e Pensionistas Ferroviários, que merecem o respeito desta Comissão, já que em sua maioria fazem parte da tabela Básica da RFFSA, níveis 201 a 235,e que veem com preocupação a fome aproximando-se de seus lares,há mais de cinco anos sem qualquer reajuste.

A Revisão Salarial seria nossa maior esperança. O Processo da Comissão Paritária desarquivado, sem que fosse politizado ou judicializado, mas, administrativamente, com todos seus conteúdos de origem. Assim foi retirado das gavetas da Secretaria Executiva do Ministério onde se encontrava desde 2014.

Primeiro passo: concomitantemente, através de um ofício do Presidente da FENAFAP, ao Sr. Presidente da República JAIR BOLSONARO, em 2019, seu primeiro mês de governo. Acatou o pedido e instaurou o Processo 00063.000938/2019, determinando a VALEC que prestasse informações e providencias. A esse foi anexado o processo original.

É importante lembrar que esse processo chegou a VALEC em 14/02/2919 e liberado para o INFRA em março de 2020. Tramitou pelas salas, corredores e porões daquela estatal, registrando-se 240 movimentações. A partir dessa data, como está chancelado e carimbado consta como interessados Sr. Presidente da República e Gabinete Institucional do Presidente da República. A Pandemia, março de 2020, nos atropelou. em todos os sentidos. Mesmo assim, contrariando todos os prognósticos de saúde familiares e todos os riscos, em novembro 2020, cinco dos nossos estiveram em Brasília para acompanhar o andamento do processo, contando com ajuda da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e o Ministério da Casa Civil.

Mais um passo:  Em 23 de março/ 2021, o processo foi Concluído pelo Ministério da Infraestrutura, encaminhado através de Oficio 308/2021 ao Ministério da Economia, órgão gestor e controlador das despesas da União para dar o parecer a respeito. A FNTF, FENAFAP, ASSOCIAÇÕES MÚTUA- AARFFSA- AENFER- ENGENHEIROS DA LEOPOLDINA, que compõem nossa Comissão Paritária Especial, são pessoas sérias responsáveis. Jamais agiriam levianamente, plantando notícias falsas, criando expectativas em nossa classe ferroviária tão sofrida. Até por que, iriamos alimentar aos céticos, aos críticos de ocasião e aqueles do quanto pior melhor…

Se nossas REIVINDICAÇÕES que estão respaldadas por nossos direitos, serão aceitas ou não… não cabem as entidades acima, decidirem. Sim… Ao Presidente da República e seu Ministério da Economia… Mais uma vez peço desculpas a meus pares. Espero que entendam meu gesto…

 ADAUTO B.H. 10/04/2021”