O empresário Oskar Coester, desenvolvedor do sistema de transporte conhecido como aeromóvel, morreu em 17 de novembro, em Porto Alegre. Coester tinha 82 anos e faleceu em casa, na Zona Sul.
Natural de Pelotas, Coester atuou na década de 1960 na Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). Nos anos seguintes, atuou concomitantemente na companhia aérea e em uma empresa própria. Na década de 1970, deixou a Varig para abrir uma empresa de automação no Vale do Sinos, onde desenvolveu o modelo do aeromóvel.
Já na zona norte de Porto Alegre, um aeromóvel foi instalado para ligar a estação do Trensurb ao aeroporto Salgado Filho. Outros projetos estão espalhados pelo mundo – um deles fica em Jacarta, na Indonésia.
O aeromóvel é um veículo que se desloca sobre vigas, em trilhos suspensos a cinco metros de altura (em média). O veículo é movido a ar, pelo mesmo sistema de barco a vela. Dentro da viga dos trilhos, há um duto por onde circula o ar que impele a vela interna do aeromóvel. Um ventilador industrial produz o vento O aeromóvel pesa 10 toneladas vazio (quatro vezes menos do que outros veículos sobre trilhos do mesmo tamanho). Mede 26 metros de comprimento por 2,5 metros de largura e poderia transportar 300 passageiros (sete pessoas por metro quadrado)
Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/porto-alegre/noticia/20…Revista Ferroviária