Por Fernando Abelha

Governo confirma antecipação da 1ª parcela do 13º salário de Aposentados e Pensionistas ajustando, portanto, o calendário de pagamento INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do salário anual adicional. Com isso, a 2ª parcela também ocorrerá até o meio do ano.

Apesar de ainda aguardar a confirmação do cronograma em medida oficial, aproveite para conferir as datas dos recebimentos do décimo terceiro salário INSS 2020.

As datas previstas do primeiro e do segundo pagamentos são:

  • 1ª parcela do pagamento do 13º salário INSS: 24 de abril e 8 de maio;
  • 2ª parcela do pagamento do 13º salário INSS: 25 de maio e 5 de junho.

Outra informação importante é que, por regra, o valor só pode ser transferido para a conta bancária em nome do mesmo titular do benefício.

Para evitar aglomerações em bancos, caixas eletrônicos ou terminais de autoatendimento, a recomendação é sacar o valor somente após a data de liberação, se possível.

Outra dica é utilizar o valor creditado em compras com cartão de débito. Assim, os gastos são descontados direto da conta bancária, sem a necessidade de fazer o saque em dinheiro. Depois de recebido, o valor também pode ser transferido para outra conta bancária que permita movimentação, se o beneficiário desejar.

É imprescindível que o segurado INSS planeje muito bem o uso desse dinheiro. Por se tratar da antecipação do recebimento, isso quer dizer que, no fim do ano os beneficiários só poderão contar com o valor da aposentadoria ou pensão. A gratificação é uma renda adicional de direito, no entanto, precisa ser administrada com cautela da mesma forma, para evitar apertos financeiros no futuro.

2° parcela do 13° do INSS

Na noite de segunda-feira (16) o ministro da economia, Paulo Guedes, anunciou um pacote de medidas que visam conter a crise do novo coronavírus. E priorizou os brasileiros mais vulneráveis, como os aposentados do INSS que em sua maioria são idosos e consequentemente pertencem ao grupo de risco de contágio.

Por conta disso, em Abril será liberada a primeira parcela do décimo terceiro, como já havia sido prometido. E em Maio, os pensionistas e aposentados poderão receber os outros 50%.

Nesse caso, os saques começam em 25 de maio para quem ganha até 1 salário mínimo, e terminam em 05 de junho para os segurados com salário superior ao piso.

Por lei, será pago o 13° salário para aqueles que durante o ano receberam: aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade. Os dois últimos, recebem o valor proporcional ao período de recebimento.

Fonte: Internet, notícias da imprensa