A empresa Hyperloop Transportation Technologies promete lançar trens comerciais capazes de chegar a 1.000 km/h através de levitação magnética. A ideia é baseada em um conceito desenvolvido pelo visionário Elon Musk, CEO da Tesla, em 2013.

A tecnologia utiliza tubos com baixa pressão atmosférica, com um sistema magnético substituindo os trilhos. Dessa forma, ao invés de deslizar, as cápsulas flutuam. A empresa HyperloopTT já iniciou projetos em países do Oriente Médio, mas o Brasil – felizmente – não ficou de fora.

A intenção da companhia norte-americana é construir uma linha que permitiria ir de São Paulo ao Rio de Janeiro em apenas 25 minutos. Segundo o site EngenhariaE, o fundador e CEO da HyperloopTT, Dirk Ahlborn, declarou: O Brasil deve figurar na segunda leva de investimentos, prevista para daqui a cinco anos.

O CEO da empresa destacou, no entanto, que a falta de regras e regulamentações em relação a construção de trens movidos a levitação magnética, faz do Brasil um sonho distante para a HyperloopTT.

Fontes: Renova Mídia; Revista Ferroviária