Por Fernando Abelha

Conforme ofício da VALEC, assinado por Elaine Santos Bicalho, Superintendente de Gestão de Pessoal e encaminhado à Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF no último dia 30, como resposta ao ofício enviado ao diretor – presidente da VALEC, general Marcio Veloso Guimarães, em 26 de agosto, pelo presidente da FNTF, Hélio Regato, está agendado para hoje, às 15 horas, novo encontro de mediação, no Tribunal Superior do Trabalho- TST, em Brasília, entre os Sindicatos da base da FNTF e representante da VALEC, mediado pelo juiz auxiliar da Vice-Presidência do TST, Rogério Neiva Pinheiro.

A categoria ferroviária espera que sejam solucionadas as indefinições quanto aos Acordos Coletivos 2018/19 e 2019/20, com o reconhecimento dos direitos dos ferroviários da extinta RFFSA, quanto, pelo menos, ao recebimento da correção monetária estipulada pelo governo e prevista na Constituição Federal.

É importe ressaltar que há mais de dois anos, a VALEC não proporciona o reajuste dos salários dos ferroviários ativos da extinta RFFSA, a ela subordinados por sucessão trabalhista, reajuste esse estensivo aos aposentados e pensionistas, o que deveria ser respeitado quanto aos direitos da categoria.

A pronta resposta da VALEC ao presidente da FNTF, através do ofício N° doag 12019/SUGEP/DIRAF, para alguns ferroviários, sinaliza que a situação com a posse do novo diretor-presidente, mudou naquela Estatal. Acreditam que, a partir de agora, será feita justiça à categoria.

Assim esperamos.