Aposentados e pensionistas estão se tornando alvos de golpistas. Numa das ações, um idoso teve a conta para depósito do benefício transferida de banco e até de cidade. Foi o que aconteceu com o Antônio Natalino Vieira, de 66 anos. Ele levou um susto quando recebeu em casa uma carta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O comunicado informava que o benefício deixaria de ser pago no Bradesco de Guarujá e seria feito pela Caixa Econômica Federal, em São Paulo. “Isso aconteceu na véspera de Finados. Corri no INSS, porque fiquei com receio de, depois do feriado, o dinheiro ser depositado e alguém sacá-lo, já que eu não pedi a transferência”.
No posto, Antônio conseguiu reverter a situação. Ele também registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Sede de Guarujá. “Tem de alertar as pessoas. Na delegacia, me disseram que havia mais casos desse tipo”.
Eles enviam cartas falando sobre direito a reaver contribuições previdenciárias pagas de forma indevida. Os atrasados chegariam até a R$ 40 mil. Em outras situações, o modo de atuação também é parecido.
“Eles sempre abordam idosos que são vulneráveis, é preciso ficar atento. Não é usual que advogados peçam valores para entrar antecipadamente com ações, então, nunca deposite grana com a promessa de ganhar uma revisão”, avisa o presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-Santos, Elton dos Anjos.
E atenção: procure a ouvidoria do INSS e registre um BO, caso desconfie de algo. “Nunca forneça dados bancários ou de benefício por telefone a desconhecidos. Desconfie sempre! ”
Fontes: INSS, O Dia