Por Fernando Abelha
A VALEC Engenharia, através do Superintendente de Recursos Humanos, Mauro Fatureto, no decorrer da reunião de quarta-feira, 25, ofereceu 40% do percentual de 1,69% correspondente a inflação reconhecida pelo governo na data base de 1º de maio de 2018.
Da reunião participaram representes das bases dos sindicatos da FNTF e vários outros de outras bases de ferroviários, além do representante dos empregados do GEIPOT. Pela Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF registramos João Calegari, do Rio Grande do Sul; Paulo de Tarso, Rio de Janeiro; sindicalista Pascoal, da Sorocabana (SP); José Carlos Machado, por Campinas (SP) e Gilberto, do Ceará.
As informações, obtidas na tarde de ontem na FNTF, foram fornecidas por Hélio Regato e por João Calegari, este representante do presidente da FNTF. João Calegari disse que o superintendente da VALEC, Mauro Fatureto, na apresentação da proposta, ressaltou que 0,58% representava um aumento de 40% da inflação de 1,69%. Disse que Fatureto afirmou ser “uma boa oferta, em face da situação calamitosa que o governo atravessa”. Esse pronunciamento foi classificado pelos representantes da categoria, como “um deboche infeliz e inoportuno”.
Por sua vez, Hélio Regato esclareceu que pela pauta da reunião, foi apreciado somente o índice de correção. Disse que, surpreendentemente, pelo menos os 0,58%, rejeitados bravamente pelos sindicatos, foi acima do ano anterior, quando a VALEC insistiu, até no TST, em reajuste zero. Esta proposta absurda foi derrubada no TST quando apreciou o Dissidio Coletivo e concedeu 3,98% que serão pagos com os atrasados a partir do final de agosto. Adiantou que as cláusulas sociais e das perdas salariais não foram analisadas. Disse que nova rodada está agendada para o dia 29 de agosto e que após este encontro, caso não se chegue a uma solução, a FNTF impetrará novo Dissidio Coletivo no Tribunal Superior do Trabalho.
O que estamos vendo aí é um trâmite burocrático imposta pela Valec empurrando com a barriga como se diz popularmente para ganhar tempo. Como sempre estamos nas mãos dos membros da turma dos Dissidios Coletivos. Oxalá eles sejam lúcidos e justos, para aplicar o que reza a Constituição:repassar para os salários as perdas inflacionarias do ano anterior.
CurtirCurtir
Essa inflação já não reflete o índice verdadeiro,aí vem a criteriosa VALEC e oferece 40% de tal índice . É muita cara de pau !Talvez fosse melhor oferecer 0%,como fez no DC anterior.Vamos ao TST.Com a VALEC,negociar é perder tempo,infelizmente a burocracia obriga esta etapa para se recorrer à justiça.
CurtirCurtir
Vamos esperar 2019, quando haverá novo governo, estes que estão agora na valec , vão perder a mamata.
CurtirCurtir
* MASSACRE *
Prezado Valdir.
Desde da extinção da RFFSA, os ferroviári
os vem sofrendo um verdadeiro massacre
em seus direitos.
O Sr. Fatureto, Diretor da VALEC, sempre
cuida de apresentar propostas humilhante
nas reuniões com as lideranças ferroviária
como foi o caso da reunião realizada no dia
25/07/2018 que a VALEC, oferecia 0.68%.
de aumento salarial.
Porém tudo na vida passa; e certamente o
Sr. Fatureto, acabará caindo do trono, e a
sua soberba, poderá caminhar em direção
das mesmas humilhação que os ferroviario
s estão passando.
S.M.J; cabe aos nobres políticos subirem as
tribunas, para alertar o que a VALEC, vem fazendo há anos com a classe Ferroviária.
Osferroviários da ativa, aposentados e pen
sionistas, devem somar aproximadamente
quinhentos mil votos, não computando-se os votos de seus familiares.
Como tenho saudades dos antigos lideres
ferroviários; pois naquela época a situação
seria bem diferente.
Argumentar que os aposentados e pensio
nistas não podem fazer greve, em meus par
cos conhecimento tal assertiva não é corre
ta, pois como disse acima temos uma arma
poderosa que é o voto, e que certamente
poderá destruir o reinado de muitos, inclu
sivel aqueles que se vedem pra obter vanta
gens em cargos da administração Pública.
Chegou ha hora de começar fazer o nosso
palanque eleitoral juntos pedindo que só votem em políticos que estão lutando pelo
s direitos do ferroviários.
Chega de corruptos, ladrões e aproveitado
res em nosso País.
Não quero ser mais um a usar essa brihant
e coluna do DD. professor Abelha; e sim, u
sa-la, para mostrar toda indignação, pois o
que estão fazendo com a classe ferroviaria
é uma politica odiosa, pelas nossas conquis
tas que muito lutamos para conseguilas.
CurtirCurtir
A falta de respeito com que a VALEC vem agindo com os ferroviários é de causar revolta. O que pensa um cidadão como Mauro Futureto a agir de forma tão perversa? Vamos nos unir que a hora é essa. Vamos ao TST. Juntos venceremos.
Abraços a todos pela luta.
CurtirCurtir
Nem 40% de 1,69 foi oferecido , já que 40% seria 0,67.
CurtirCurtir
Eu considero isso, um acinte ao trabalhador, uma gozação, ele ( Fatureto) não teria a mesma ousadia, de oferecer uma proposta dessa ao s Juízes e desembargadores. Em situação calamitosa, estamos nós aposentados, que temos que nos sustentar com salários que são verdadeiras migalhas. FORA FATURETO, sua hora também vai chegar.
CurtirCurtir
O senhor Mauro Fatureto tem toda a razão quando fala da “situação calamitosa pela qual o governo passa”. Só que ele esquece que os cidadãos, trabalhadores e aposentados, não foram responsáveis esta “situação”, mas sim a corrupção que se instaurou nos 3 poderes e nas estatais, inclusive VALEC, que roubaram o dinheiro do povo para se perpetuarem no poder e rechearem seus patrimônios pessoais.
Até quando vamos continuar pagando esta conta???
CurtirCurtir
Tem é que cair fora da Valec colocar outro ADM para os ferroviários , misericordia desde que essa doença chamada Valec assumiu só distruiu os direitos dos ferroviários não tem jeito não essa Valec é um câncer i clamado nos direitos dos ferroviários ativos , aposentados e pensionistas fala sério .
CurtirCurtir
Quando a empresa é mal administrada, é cabide de empregos, não cumpre com suas finalidades, tem seus empregados diretos sob suspeita permanente dos órgãos de controle só pode fazer seus dessa natureza. Se deslocam para Brasilia ferroviários dirigentes sindicalistas para tratar de assuntos de suma importância para o bom desempenho nos resultados da empresa, aparece cada vez uma personagem diferente para na maior cinicidade oferecer algo que parece xepa de feira.
É necessário que alguma autoridade política, honesta, que saiba o que representa trabalho, que tenha o mínimo conhecimento de Recursos Humanos, que seja Gerente de verdade e discuta com base o que foi proposto pela Classe Ferroviária. Aplique a correção oficial que não é a realidade que se encontra em todos os pontos do Brasil. Que cumpra a Tabela de Salários estudada por membros da própria VALEC e demais encargos sociais.
VALEC cada dia que passa se transforma uma grande vergonha para a Nação Brasileira.
CurtirCurtir
Esse tal de Fatureto deve ser um palhaço de circo e não um técnico de HRs, o nome dele sugere algo parecido. Vai brincar assim na China e verás o resultado!
CurtirCurtir
Gostaria que alguém me informasse o porquê não foi depositado o valor reajustado no período 2017/2018 no mês de setembro, muito menos os atrasados.
CurtirCurtir
Colega foi sim ….extrato de benefício do mês de agosto trás metade do décimo terceiro salário e correção de 3,98%.Esperemos que os atrasados sejam pagos até o dia 12 do mês setembro….
CurtirCurtir