Comentários de Fernando Abelha
Em 16 de maio último, recebemos da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários- FNTF, para conhecimento e possível divulgação, cópia do e-mail que Hélio Regato enviou aos sindicatos da sua base, pelo qual tece instruções e informações sobre o comportamento nas negociações do Dissídio Coletivo. Por entendermos que se tratava de ação estratégica da FNTF consultamos, à época, ao Hélio Regato sobre a oportunidade de se tornar público de imediato o teor da mensagem. Ele não discordou, mas, deixou ao nosso critério, publicar de imediato ou aguardar melhor oportunidade.
No entanto, o e-mail da FNTF já é de domínio público e se a sua difusão por outras fontes de informação for prejudicial ou não, deixamos que a história assinale. Portanto, abaixo vai o conteúdo recebido em 16 de maio. Todavia ressaltamos o nosso compromisso com a notícia, mas, entendemos também, que neste difícil momento e sob a égide da VALEC Engenharia, nossa algoz, todo cuidado é pouco na proteção da justa e postergada reivindicação, em respeito aos companheiros ferroviários que têm hoje dos seus vencimentos mais de 40% expurgados pela insensibilidade dos últimos governos
Eis a mensagem do presidente da FNTF aos sindi catos da base.
“Rio de Janeiro, 15 de maio de 2018.
Senhor Presidente
Estou repassando ao amigo cópia da ata realizada no dia 14/05 no TST. Infelizmente, ocorreu tudo aquilo que se esperava do encontro. Ainda bem que o nosso pessoal não estava presente. No mesmo corpo da ata que estou encaminhando consta uma série de bravuras que cada vez mais, vem aniquilar o ferroviário, principalmente quanto ao expurgo da Comissão Paritária, que inclusive já se encontra com o parecer favorável da Procuradoria. Está marcada para o dia 18, no mesmo local, para continuar discutindo as aberrações que aí já estão contidas. Como na primeira reunião que aconteceu o desmonte total, foi confirmado com nova proposta aos sindicatos na próxima reunião no decorrer desta semana. Solicito ao amigo que compareça para decidir, rigorosamente, em nome do ferroviário, seja ele ativo ou aposentado. Saudações, Hélio Regato”

Caríssimo Professor Fernando Abelha, me perdoe pelo desconhecimento com relação a ATA disponibilizada pela Federação, com isso gostaria que o senhor nos prestasse maiores esclarecimento, caso possa, da presente..
Muito Agradecido
CurtirCurtir
Julio
Me referi tão somente a e-mail encaminhado pela FNTF aos sindicatos. Trava-se de uma estratégia comportamental que no meu entendimento não deveria ser divulgada para não dar munição aqueles que querem nos prejudicar. No entanto na data de hoje, pelo fato de j´´a ser do domínio público o assunto foi divulgado pelo blog.
CurtirCurtir
Os sindicatos ligados as duas federações, já divulgaram até as atas da reunião ocorrida no dia 18/05, contendo a proposta da VALEC, já postei em comentario anterior, aqui neste blog.Endendo não ser responsabilidade nem obrigação deste blog ficar divulgando, as informaçõe faz isso para dar cumprimento a sua missão todavia entendo,que que FNTF ato continuo as reuniões,deveria sempre publicar todas as informações acerca deste i imbroglio em seu site.
CurtirCurtir
Prezado João Batista
Não entendo bem assim. Em processo em andamento quando múltiplos interesses são discutidos e postos em mesa de negociação, dependem de solução superior, instância legítima, no caso o TST, ao liberarmos todas as informações sobre a estrategia a ser desenvolvida para aqueles que nos querem prejudicar, estamos dando munição ao inimigo. Assim, diferentemente do jornalismo diário, o blog somente foi criado para informar a nossa categoria mas, acima de tudo protegê-la das intempereis. A prudência cabe perfeitamente. O divulgar informações estratégicas antes da sua apreciação entendo ser risco altíssimo para o nosso propósito, já tão difícil de conquistar. A falta de unidade da classe é que nos leva a perdem sempre alguma coisa. Assim penso.
CurtirCurtir
Prezado João Abelha.
As atas da reunião,a a que me referi, foram postadas pelo Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, filiado a FNTF e componente da diretoria desta, então acredito, que ao dar publicidade ao fato,o sindicato teve o aval da entidade de grau superior.só isso.
CurtirCurtir
João
Certamente.
Mas, continuo a admitir que toda cautela é importante para não darmos cobertura aos nossos algozes. No futebol, o time escalado para o jogo somente é anunciado no último momento. Assim tem sido.
CurtirCurtir
Prezados colegas ferroviários,
A audiência adiada de maneira estranha pelo Vice-Presidente com base numa solicitação da VALEC para discutir o impasse no acordo de 2018/19 com os sindicatos, mas convocando os advogados dos sindicatos da FNTF e dos outros sindicatos do outro processo para uma reunião às 10 h no mesmo dia da audiência para tentar uma conciliação com uma contraproposta apresentada pela Valec, foi na verdade uma estratégia da Vice-Presidência do TST desesperada para atender ao Governo/Planejamento, já que o Relatório do Ministro Relator do Dissídio era de conhecimento de todos os Ministros que compõem a SEÇÃO ESPECIALIZADA EM DISSÍDIOS COLETIVOS, considerando que o julgamento estava marcado para dia 14 e o adiamento foi deferido dia 10, quinta-feira, pelo Vice-Presidente do TST, o qual faz parte da Seção, e quando vai para julgamento já foi analisado por todos os Ministros que apresentarão os votos a favor ou não do relatório, e suas considerações.
Desta forma, estamos diante de diversas tentativas de conciliação da Vice-Presidência do TST para que não haja o julgamento do dissídio no dia 11/06, que dá a entender que temos um relatório bem mais favorável do que as propostas descabidas da VALEC, que faz a parte dela, atendendo as determinações do Planejamento.
Então, caros colegas, temos é que pedir que nossos sindicatos se mantenham firmes no propósito de exigir que nosso processo de Dissídio vá a julgamento, pois nunca tivemos um parecer do Ministério Público do Trabalho tão favorável.
Um abraço,
CurtirCurtir
Prezada Sonia Caldas
Sua análise e lucidez nos dá esperança.
Porem as manobras continuam certamente em andamento contra nos aposentados.
Temos sido triturados por anos e anos pelo Ministerio do Planejamento e concluio com o TST.
CurtirCurtir
João abelha existe a possibilidade de se pleitear a igualdade dos salários dos aposentados da extinta rffsa com os ativos da valec?? Pois os salários da extinta rffsa ta deixando meu pai em condições de vida sub humanas….por favor vamos lutar pra restaurar esses salários
CurtirCurtir
Vanessa
Nos colocaram na VALEC em um quadro, em separado, a extinguir. De início, não vejo como equiparar os nossos salários com o deles, nem mesmo com os da CBTU que também está bem acima do nosso. Armaram contra os ferroviários da RFFSA e nós não enxergamos. Infelizmente…
CurtirCurtir