Pesquisa e edição Luis Fernando Salles

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é o Ferroviário do Ano de 2017, por escolha do Conselho Editorial da Revista Ferroviária. A premiação será no dia 14 de junho, em São Paulo.

O prêmio foi concedido pela capacidade do governo de São Paulo de destravar as obras de expansão da malha ferroviária paulista, no âmbito da CPTM e do Metrô SP, apesar da recessão histórica pela qual o país passou nos últimos três anos.

Alckmin sai do governo na próxima sexta-feira para disputar as eleições para presidente da República. Nesta última semana inaugurou o trem para o Aeroporto de Guarulhos, na Linha 13-Jade; nesta quarta, dia 4, inaugurou a estação Oscar Freire da Linha 4-Amarela, e no último dia de gestão ainda inaugura a estação Moema, da Linha 5-Lilás, e um novo trecho da Linha 15-Prata (monotrilho), composto pelas estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.

“Nosso programa comprova o sucesso das Parcerias Público Privadas”, destacou o governador. Até dezembro, o estado de São Paulo ainda terá um extenso programa de inaugurações (estão previstas um total de 20 estações inauguradas em 2018, um acréscimo de 34 quilômetros de trilhos), além da relicitação da construção da Linha 6, cujo financiamento foi suspenso pelo BNDES devido ao fato da Odebrecht fazer parte do consórcio.

Fonte: Revista Ferroviária