Por Fernando Abelha

Em sessão solene que contou, na manhã de ontem, com a presença de expressivo número de ferroviários, a diretoria da Associação dos Engenheiros Ferroviários – AENFER deu posse aos novos conselheiros deliberativos e fiscais e procedeu a entrega da condecoração Engenheiro Paulo de Frontin a inúmeros agraciados além de expor o retrato do Engº Luiz Euler Carvalho de Mello na galeria dos ex-presidentes.

Na abertura dos trabalhos a engenheira Isabel Junqueira, presidente da AENFER defendeu o imediato reajuste da classe ferroviária, inclusive com a reparação das perdas salariais dos últimos anos, em torno de 36%. Falou da preocupação dos ferroviários da Central Logística com o propalado comentário da extinção de algumas estatais do Estado do Rio de janeiro e disse que PDV proposto pela Valec para os ferroviários para ela transferidos por sucessão trabalhista “ é extremamente prejudicial aos empregados”. Ressaltou a expressiva presença ao evento de posse dos novos conselheiros da AENFER, das lideranças das demais entidades de classe do Rio de Janeiro e disse que a “unidade dos ferroviários é o importante caminho para a manutenção e conquista dos nossos direitos, o que nos faz crer – aduziu – que com a nossa união passaremos a alcançar novas vitórias” Disse, ainda, ser possível que a VALEC encontre nova destinação para sua finalidade junto ao Ministério dos Transportes, fato que abre novas perspectivas para os ferroviários para ela transferidos.

Foram empossados e homenageados:

Conselho Deliberativo:

Engº Carlos Alberto de Oliveira Joppert Pires, engº Jorge Ribeiro Santos, engª Mônica Maria Baggetti Machay de Oliveira, engº Ramiro Ramos do Nascimento, engº Sérgio Murilo Ramos de Paiva, engª Vera Lúcia Bernardo Ferraço.

Conselho Fiscal: adm. Antonio Gomes, engª Elizabeth Cavalcanti Klang e adv Genésio Pereira dos Santos.

Personalidades agraciadas: Delmo Manoel Pinho, Eduardo Benedito Lopes, Emerson José Melo da Silva, Marco André Marques Ferreira, Maria da Penha  Arlotta, Sérgio Murilo Ramos de Paiva e Wilson  Tadashi Shimura ( in memoriam ).