Por Luis Fernando Salles

Acontecerá na próxima quinta-feira, 27, evento em comemoração ao centenário da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina. Primeira entidade de classe criada para proporcionar assistência social aos ferroviários no Brasil e precursora da assistência social no país.

Criada em 1917 com o apoio da administração da então Estrada de Ferro Leopoldina Railway, na época administrada pelos ingleses que consideravam importante proporcionar assistência social aos ferroviários, por meio de concessão de auxílio doença, pensão e aposentadoria, a Associação Mútua era uma das associações que usavam o sistema de “caixinhas solidárias” para amparar socialmente a classe ferroviária. Mais tarde, em 24/01/1923, a Lei Elói Chaves oficializou o início da Assistência Social no país, inspirada no mutualismo assistencial existente à época.

De acordo com o historiador Farley Alves, a Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina foi de vital importância na luta pelos direitos dos trabalhadores no Brasil e incentivadora da criação de sindicatos de classe nos mais diversos setores de atividades.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) desenvolveu um selo um selo especial em homenagem ao centenário da Associação.

O evento comemorativo ocorrerá em 27 de julho, na sede da Associação Mútua, à Rua São Cristóvão, 460 – São Cristóvão, a partir das 11 horas.

Mais informações:

Tel: (21) 2589-7734 / (21) 2580-0678

E-mail: associacaomutuarj@gmail.com

Site: www.associacaomutua.com.br