Por Fernando Abelha
A propósito da notícia transcrita no último dia 24, sob o título Rumo ALL quer “devolver” ferrovia regional, recebemos de Luana Gomes, da Assessoria de Comunicação da Rumo ALL, os seguintes esclarecimentos:
“Nota à Imprensa
A Rumo reafirma que vem cumprindo o seu papel de concessionária ferroviária de cargas e se mantém à disposição dos interessados em firmar contratos de transporte de longo prazo. Esclarece ainda que realiza semestralmente seminários com representantes da região, nos quais é explicado o funcionamento da ferrovia e onde é oferecido o transporte buscando a captação de cargas, firmando contratos de longo prazo e analisando possíveis origens, destinos, fluxos e volumes de transporte voltados à contratação.
Até o momento, não foi recebida nenhuma proposta solidamente viável em contratar a longo prazo o transporte de mercadorias, que é um requisito fundamental para a subsistência do transporte ferroviário de cargas.
No único caso de demanda de carga que poderia, em tese, ser viável operacionalmente, a Rumo fez uma proposta comercial, mas não houve retorno dos possíveis interessados. No último seminário foi acordado entre os presentes que serão realizadas visitas da equipe comercial da empresa a cada um dos interessados no transporte ferroviário. Por fim, ressalta que, no quadriênio 2014/2017, a meta anual de produção para o trecho Presidente Epitácio e Rubião Júnior, estabelecida pela própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), é zero.
Assessoria de Imprensa da Rumo