Por Fernando Abelha

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde ontem estão recebendo a segunda parcela da gratificação natalina, 13º salário. O calendário de pagamento vai até o dia 7 dezembro. Sobre a segunda parcela, será descontado o Imposto de Renda para quem recebe acima de R$ 1.903,98.

Os segurados já podem começar a consultar o valor exato que receberão na segunda parcela pelo site http://www.previdencia.gov.br. É preciso informar nome, data de nascimento, número do benefício e CPF.

Os especialistas ressaltam que poderá haver diferenças de valores entre a primeira e segunda parcelas da gratificação, pelo fato de que na primeira parcela não há deduções relativas ao IR. As deduções são realizadas na segunda parcela, mas somente para os benefícios tributáveis, o que, neste caso, poderá variar o valor das mesmas. A primeira parcela, correspondendo a 50% do valor, foi paga entre o final de agosto e início de setembro.

ANS discute coparticipação e

franquia para Planos de Saúde

Por Fernando Abelha

Em face dos altos preços cobrados e a crescente crise financeira que atinge os Planos de Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem analisando o aprimoramento na regulação voltada a possível coparticipação dos participantes e na franquia para procedimentos com custos elevados. Assim, admite-se que os exorbitantes valores cobrados, principalmente aos idosos, certamente, poderão ser reduzidos. Nada mais justo se adotada esta medida.

Para tanto foi constituído um Grupo de Trabalho que reúne as diretorias de Desenvolvimento Setorial, de Normas e Habilitação de Produtos e de Fiscalização da ANS, e conta com a presença de representantes de entidades do setor de saúde suplementar.

Fonte: ANS