Por Fernando Abelha

Hélio Regato, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, informou, ontem, que os recursos para pagamento do reajuste salarial – ACTs 2015 e 2016 –  e dos atrasados, a partir de 1º de maio de 2015,  aos ferroviários em atividade, se encontram depositados nos bancos pelos quais cada um recebe seus vencimentos.

Voltou a confirmar que o reajuste dos aposentados e pensionistas, competência de novembro, será pago em dezembro pelo INSS, de acordo com o calendário que cada um recebe mensalmente. Informou, também, que continua agindo no sentido de garantir o pagamento dos atrasados aos inativos e pensionistas no decorrer do mês de dezembro. Para tanto, enviou anteontem à senadora Simone Tebet, ofício pelo qual pede a sua ingerência junto ao INSS para que seja procedido o pagamento dos atrasados.

Eis cópia do documento:

Senadora Simone Tebet

Ofício nº 003/16 – PR/FNTF

logo-da-fntf

Excelentíssima Senhora

Senadora Simone Tebet

Bom dia

Inicialmente quero agradecer a Vossa Excelência a participação efetiva na solução das questões que vinham entravando o pagamento dos índices alcançados no acordo firmado e homologado com a VALEC no Tribunal Superior do Trabalho (TST).  Estamos novamente diante de novo impasse que é o pagamento dos atrasados correspondentes aos dois períodos. A cláusula 3ª do acordo firmado determina que o pagamento e a correção dos salários sejam efetuados na competência de novembro e o respectivo pagamento em dezembro, o que estará ocorrendo em relação aos empregados oriundos da antiga RFFSA que estão em um quadro suplementar na VALEC. Como nossos aposentados e pensionistas são contemplados com as leis 8.186 de 1969 e 10.478 de 1991, nada mais justo que os mesmos também sejam agraciados com o pagamento dos atrasados no mês de dezembro, pois seria a única maneira de proporcionar aos seus familiares um Natal e um final de ano nas condições que os mesmos merecem. Como ainda não há a solução final do INSS, solicito à estimada senadora que nos ajude novamente nessa empreitada. Desde já, aproveito a oportunidade para agradecer e nos colocarmos à sua disposição.

Abraços,

Hélio Regato

Presidente da FNTF.

Segue cópia do expediente endereçado ao presidente do INSS em 13 de outubro de 2016.