Por Luis Fernando Salles – estagiário
Recebemos da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF a retransmissão de e-mail enviado ao seu presidente Hélio Regato pela Associação dos Engenheiros Ferroviários – AENFER, que publicamos abaixo para conhecimento dos leitores do blog ferroviavezevoz.com.
A propósito, o presidente da FNTF Hélio Regato afirmou que, ao se confirmar o pagamento dos atrasados a notícia será recebida com muita alegria e satisfação, pelo fato de vir ao encontro dos interesses dos ferroviários menos favorecidos que poderão, assim, passar o Natal com mais recursos.
Data: 26/10/2016 17:31:40
Para: undisclosed-recipients:,
Assunto: AENFER informa: Pagamento dos atrasados dos aposentados e pensionistas
Prezados associados
O Departamento de Órgãos Extintos – DEPEX obteve no dia 20 de outubro corrente, resposta positiva da Secretaria de Orçamento Federal – SOF em sua solicitação de disponibilidade orçamentária para implementação dos reflexos dos Acordos Coletivos de Trabalho 2015 e 2016 dos FERROVIÁRIOS, nas complementações dos proventos dos aposentados e pensionistas da extinta RFFSA.
A agilidade das ações do DEPEX/Ministério do Planejamento, tão logo ocorreu a publicação dos referidos acordos, no Diário Oficial da União – D.O.U, nº 198, de 14 de outubro de 2016, possibilitou a atualização imediata do sistema de complementação, através de sua área de informática, de forma que a aplicação da tabela acordada ocorre na folha de pagamento de benefícios de novembro/2016, com efeito financeiro em dezembro/2016, sendo os valores referentes aos atrasados de maio/2015 a outubro/2016 pagos nos meados de dezembro/2016.
Vale lembrar que a implementação da tabela salarial atualizada, no Sistema de Complementação de Aposentados e Pensionistas – SICAP e a consequente aplicação de seus efeitos financeiros no pagamento de benefícios de aposentados e pensionistas da extinta RFFSA é da competência do DEPEX/Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, cabendo, somente, ao INSS o processamento das informações transmitidas pelo referido órgão, através de seu ciclo operacional mensal.
A Diretoria
SENHOR FERNANDO ABELHA: MUITO OBRIGADO PELA INFORMAÇÕES, UM FÓRTE ABRAÇO QUE O SENHOR DEUS CONTINUI ABENÇOANDO O SR. E FAMILHA E TODOS QUE ESTÃO NESA LUTA.
CurtirCurtir
Antonio
Obrigado por suas palavras.
CurtirCurtir
Obrigada pelas informações sobre o pagamento dos atrasados,que nos faz respirar melhor e sonhar com um Natal como os que tivemos no passado, qdo estávamos na nossa querida ferrovia.Que Deus lhe proteja
CurtirCurtir
Marilene
OK
Felicidades
CurtirCurtir
Boa tarde.gostaria de saber,se minha mae tem direito?meu pai falecido,movan faria da silva.ela pensionista.nadir vitor da Conceição silva. Agradeço! !!
CurtirCurtir
Juracy
Se o seu pai era ferroviário da RFFSA sua mãos como pensionista terá direito.
CurtirCurtir
Nosso Grande Jornalista Fernando Abelha, perdoe-me a minha ignorância mas, o salários normal com aumento será processado no mês de novembro com efeitos financeiro no mês de dezembro ok! Agora nos responda uma coisa, já tem data certa para recebermos os atrasados ou vai ser pago durante o mês de dezembro?
Muito Obrigado
CurtirCurtir
Prezado Alcides
As notícias que nos chegaram por fontes seguras tão conta que o pagamento dos atrasados será processado pelo INSS, entre os dias 12 e 15 de dezembro. Existem recursos. Assim esperamos…
CurtirCurtir
Sr. joaoabelha, boa tarde! Sabe se será pago aos aposentados e pensionistas junto com o pagamento do INSS ou separado? Pois se serão processado nos dias 12 e 15 então os aposentados que recebe no quinto dia útil não receberão em Dezembro, só em Janeiro! Obrigada
CurtirCurtir
Delhi
No quinto dia últil de dezembro nós receberemos o salário corrigido pelos percentuais conseguindos através dos ACTS. Entre os dias 12 e 15 de dezembro receberemos os atrasados. Assim entendo.
CurtirCurtir
Obrigada por tudo …. A luto foi grande!!!
CurtirCurtir
Sr.Jornalista João Abelha,quero aqui, deixar minha gratidão por todo empenho e disponibilidade com que o Sr. trata todos os ferroviários que de uma maneira ou de outra sempre estão a lhe procurar.
Obrigada, principalmente, por este blog extraordinário que muito nós enriquece com suas notícias crônicas, etc.
CurtirCurtir
Maria
O nosso propósito é procurar unir a classe ferroviária pro em prol de único objetivo: defender os nossos direitos adquiridos com muito sacrifícios.
CurtirCurtir
Trabalhei na RFFSA -SR-5. PARANÁ – SANTA CATARINA, na função de Agente de Segurança Ferroviária. Entrada em 1981 até 1996 na famigerada privatização do FHC. Hoje estamos na luta pela nossa reintegração no Ministério da Justiça , no Departamento de Polícia Ferroviária Federal ,que nos foi negado pela ( OMISSÃO ) de nossos governantes. Gostaria de mandar material para conhecimento de nossa luta, Boa Whatsapp. Meu telefone 41-9905-3254 Att. Paulo Roberto Natal – Curitiba – Paraná
CurtirCurtir
Prezado Paulo Roberto
Este blog, hoje com visualização superior a 150 mil, em 8 meses, foi criado para servir aos ferroviários e proteger as ferrovias da extinta RFFSA. Portanto, está à sua disposição.
CurtirCurtir
Parabéns renomado jornalista, agradeço ao Senhor por abraçar a nossa causa pelo o que estamos passando, no abandono que ficamos com as privatizações feita pelo o Senhor Fernando H Cardoso, que deixou a família ferroviária órfãos e sem qualquer referência.
Eu com os meus 79 anos, dos quais 35 servindo com muito orgulho a nossa laboriosa Estrada de Ferro Leopoldina na zona da mata Mineira.
Devo dizer ainda que sou de uma família de ferroviários, meu Pai, meu irmão , tios e primos, tenho muito orgulho desse relato.
Mais uma vez agradeço ao Senhor, peço que continua lutando por nossa classe, a volta do transporte ferroviário, que Deus o ilumine e o proteja sempre.
CurtirCurtir
Nyldo
Obrigado por suas palavras. Aos 80 anos somente me resta a vontade de ser útil no decorrer dos anos de vida que Deus me conceder. Sou, também, oriundo da EFL onde meu tio foi secretário geral no final do período dos ingleses. Reputo a Leopoldina como uma verdadeira escola na formação de profissionais e na moldagem do caráter. Quanto a nossa RFFSA ainda temos forças para continuar lutando na preservação do que sobrou. Não acredito na sua ressurreição de vez que este modelo perverso que FHC nos deixou, parece-me irreversível. Mas, “vamos lutar até derreter o ferro” como afirmava o gaúcho Carlos Aloísio Weber, ex-presidente da RFFSA com quem tive a honra de trabalhar ao lado do também dileto amigo cel. Stanley Fortes Batista a quem o ferroviário muito é devedor..
CurtirCurtir
Senhor João Abelha, quem está na luta para que o processo URP 01542199200300 tenha um desfecho?Já que todos ficam em silencio, na verdade de vez em quando acompanho um movimento no processo pelo TRT 3ª Regiao. São 25 anos enrolando a classe, isso é uma tremenda falta de respeito. Tá na hora de alguém que pode ser ouvido, brigar por essa causa. Abraços!
CurtirCurtir
Luzdalma
Nas entidades de classe do RJ ainda não conseguimos identificar qual delas tem conhecimento do processo URP. Por também desconhecermos totalmente o assunto, necessitamos de maiores informações: Do que se trata; qual o órgão que cuida da amatéria e tudo mais que for possível informar.
CurtirCurtir
Bom dia Senhor João Abelha!
Segue abaixo, informações sobre o processo.
Veja com bastante carinho, tenho certeza que alguma coisa poderá ser feita a respeito. Segundo informações dos interessados, arrumam sempre uma desculpa para não pagar.
Processo: 0154200-31.1992.5.03.0003
Número CSJT: 01542-1992-003-03-00-0
Natureza: Reclamação Trabalhista
Vara: 3ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte
RECLAMANTE (s) Sindicato dos Trabalhadores Em Empresas Ferroviarias de Belo Horizonte – Stefbh
Nilma Regina Sanches – OAB 040627MG
Eber Joao Sanches – OAB 066190MG
Reclamado (s) Advocacia Geral da Uniao
Advocacia Geral da União Em Mg – OAB 000003AMG
Agradeço pela atenção,
Abraços.
CurtirCurtir
luzdalma
Vou tentar levantar alguma informação com o Sindicato de Belo Horizonte
CurtirCurtir
Ultimas movimentações do referido processo:
Processo: 0154200-31.1992.5.03.0003
Número CSJT: 01542-1992-003-03-00-0
Natureza: Reclamação Trabalhista
Instância Data Destinatário/Local Trâmite Processual Documento
1 19/05/2017 Processo Retornou Do Conclusos Para Despacho Em 19/05/2017
1 16/05/2017 Conclusos Para Despacho/decurso De Prazo Em 16/05/2017
1 23/03/2017 Processo Retornou Do Conclusos Para Despacho Em 23/03/2017
1 17/03/2017 Despacho 01925/17 Em 17/03/2017 ver | baixar
CurtirCurtir
Bom dia, por favor faça alguma coisa pela gente, essa falta de respeito esta de mais, o processo foi ganho depois de 25 anos de luta, vários ja morreram e tenho medo que eles esperem a gente morrer para não pagar o sindicato de Belo Horizonte se calou, por favor nos ajude. Obrigado
CurtirCurtir
Senho João Abelha, boa tarde!
A amiga Vera Lucia Cândido que postou logo acima, se refere ao mesmo processo.
Realmente, 25 anos é uma espera que adoece o coração, se tratando de uma classe tão sofrida e esquecida por aqueles que detêm o poder….políticos!
Abaixo, a ultima publicação referente ao processo.
Por gentileza, pedimos ao Senhor que veja do que se trata tudo isso e publique algo mais compreensível.
Vamos fazer deslanchar esse processo, chegando a um acordo, colocando um fim nessa novela, sei lá, qualquer coisa é melhor que esse descaso.
Abraços,
Obrigada!
3ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte
R. Mato Grosso, 468, 6º andar – B. Barro Preto
30190-080 – Belo Horizonte – MG
DESPACHO No. : 01925/17
Nro ÚNICO TST: 01542-1992-003-03-0
Nro ÚNICO CNJ: 0154200-31.1992.503.0003
RECLAMANTE : Sind Trab Empresas Ferroviarias de Bh e outros
RECLAMADO : Uniao Federal
Certifico o decurso de prazo referente à data de levantamento de
valores, conforme últimos comprovantes juntados aos autos.
Nesta data, faço os presentes autos CONCLUSOS ao (à)
MM(a).Juiz(a) do Trabalho.
Belo Horizonte,17 de março de 2017.
Pelo(a) Secretário(a) Flavia Cerqueira Mindello, servidor(a) Lucas
Mourao Ribeiro
Vistos.
INCLUAM-SE os números de CNPJ do Sindicato Autor e da União Federal,
sistema e capa dos autos (último volume apenas, 54º).
Conforme manifestação de f.11.219, o Sindicato Autor está ciente dos
requerimentos e solicitações de juízos diversos, a partir de f.11.033
até f. 11.212.
Encaminhe-se ofício ao juízo da Comarca de Leopoldo Bulhões/GO,
endereço à f.11.220, TJGO, informando-se que trata-se de ação coletiva
proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas empresas ferroviárias de
BH, feito no qual são pleiteadas diferenças salariais referentes ao
plano Bresser (1987); informando-se que o feito encontra-se suspenso,
aguardando trânsito em julgado da decisão a ser proferida no AIRR,
interposto, na fase de execução, pela executada; informando-se que
foram indeferidas as habilitações individuais requeridas nos autos,
decorrentes de óbitos (sucessões), divórcios, partilhas (etc), tendo
em vista que são mais de 60.000 substituídos nos autos, o que
inviabiliza a intimação na forma pretendida pelos sucessores dos
substituídos; informando-se que a consulta de créditos INDIVIDUAIS
deverá ser feita ao Sindicato Autor, sendo que o crédito será liberado
INTEGRALMENTE, pelo valor bruto do mesmo, ao Sindicato Autor e não de
forma individualizada, pelas razões já expostas.
Concede-se força de ofício ao presente despacho.
Belo Horizonte,17 de março de 2017.
Dr. Erdman Ferreira da Cunha
Juiz(a) do Trabalho
CurtirCurtir
Boa tarde a todos!
Sou de Fortaleza e gostaria muito de informações sobre o pagamento do acordo que colocou fim ao conflito trabalhista dos ex ferroviários da extinta RFFSA. O valor já está sendo pago? Onde olho o andamento dos processos?
CurtirCurtir
Jorge
Está previsto para iniciar este mês o pagamento do Dissídio Coletivo impetrado pela FNTF e que concedeu aos ferroviários 3.98% de reajuste salarial com atrasados a partir de maio de 2017.
CurtirCurtir
Bom dia!
Sr. João Abelha, o acordo que eu falo é este aqui mencionado nesta matéria.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/negocios/acordo-pagara-r-116-6-milhoes-1.523953
CurtirCurtir