Por Fernando Abelha

Este final de ano está sendo marcado com a graça do Deus em proteção dos ferroviários. Tivemos confirmado o nosso reajuste, após mais de dois anos e meio de espera. Na última sexta-feira, Hélio Regato foi reconduzido, em eleição da sua base sindical, sindicatos das extintas RFFSA e FEPASA, pela unanimidade dos presentes, à presidência da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF, por um período de cinco anos, a partir de dezembro próximo.

Com esta decisão, teremos garantido a continuidade dos trabalhos em prol da classe ferroviária desenvolvidos pela FNTF, na manutenção e competente busca dos nossos direitos, legalmente conquistados. Assim tem sido nos últimos anos, através dos Dissídios Coletivos; dos Acordos Coletivos de Trabalho; no inquestionável apoio que, juntamente com outros órgãos de classe, vem sendo oferecido a Fundação REFER, para o recebimento das dívidas do governo federal; da mesma forma foi permanente o apoio da FNTF ao SESEF no sentido de evitar o fim do PLANSFER o que, infelizmente, não obteve êxito. A eleição para presidência da FNTF transcorreu em ambiente comemorativo, alegre e festivo pelas últimas vitórias alcançadas. O diretor-presidente da Fundação REFER, engenheiro Marco André Marques Ferreira esteve pessoalmente na FNTF, para transmitir ao Hélio Regato os seus cumprimentos.

Fato singular foi registrado, também, na última sexta-feira. Hélio Regato, possivelmente pela primeira vez na história da FNTF, convidou três ferroviários dirigentes de Associações de Classe, para presidir e participar da mesa que respondeu pelo escrutínio. Assim, subjetivamente, mandou o recado que neste momento difícil que o País atravessa, a unidade da classe ferroviária é fundamental para atingirmos os nossos objetivos. Esta foi, inclusive, a mensagem que passou ao usar da palavra em agradecimento aos seus pares por sua escolha para continuar a frente da Federação.

Assim, da mesa eleitoral, participaram: Presidente: Fernando Abelha, conselheiro deliberativo da Associação dos Aposentados da Rede Ferroviária Federal; mesários: engenheiro Almir Gaspar, diretor da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina e Raimundo Neves, diretor – presidente da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina.

img-20161029-wa0017

img-20161029-wa0016

A primeira foto registra o momento em que o ferroviário Francisco Aparecido Felício, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas assinava a folha registro de votação. A foto seguinte retrata o ferroviário João Calegari, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Rio Grande do Sul, ao lado de Izac de Almeida, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zola Sorocabana e Jair Maciel Morais Conselheiro Fiscal da FNTF e Secretário Geral do Sindicato do Rio Grande do Sul.