A  Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF) após longa espera, quanto às negociações coletivas do ACT 2022 com a INFRA S.A. recebeu informação da Empresa, de que a SEST – Órgão do Ministério da Economia, autorizou assinatura do ACT 2022.

A posição firme e irretocável da FNTF em rejeitar à Mesa de Negociação a proposta da VALEC / INFRA, que pretendiam implantar o reajuste salarial de 5%, – somente à partir da data da assinatura do ACT – EVITOU UM GRANDE PREJUÍZO à toda categoria, pois estaríamos abrindo mão de nossa database, o que é INADMISSÍVEL.

RECEBEREMOS OS VALORES RETROATIVOS (atrasados) – VITÓRIA. A Empresa informou também, que está finalizando a Minuta do Acordo Coletivo de Trabalho, para assinatura do ACT pela FNTF e Sindicatos Federados.

A previsão para o pagamento do índice de reajustamento salarial (5%) – cinco por cento, bem como os reajustes das demais cláusulas econômicas que integram o ACT/22, deverá ocorrer na folha de pagamento – do próximo mês de abril (recebe-se no mês de maio).

A INFRA/SEST após a implantação do reajustamento aos empregados ATIVOS, providenciará o trâmite para o pagamento aos ferroviários INATIVOS.

Os Sindicatos Federados, realizaram assembleias gerais extraordinárias junto à categoria, e estarão protocolizando junto a INFRA S.A. a pauta-única de reivindicações aprovada pelos trabalhadores, dando inicio as negociações coletivas da data-base de 1º de maio de 2023.

Francisco Aparecido Felício

Diretor Presidente

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS ENTIDADES SINDICAIS FEDERADAS: · SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO RIO DE JANEIRO · SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DE SÃO PAULO · SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL · SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS NOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA · SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DA ZONA MOGIANA · SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS DA ZONA SOROCABANA · SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS FERROVIÁRIAS NO ESTADO DO CEARÁ

Fonte: Site da FNTF