Por Fernando Abelha
A Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários aguarda, ainda, a liberação pela Valec da Ata conclusiva da reunião do último dia 18. Nova rodada ficou programada para o próximo 29 de agosto.

BOLETIM INFORMATIVO -nº 02
VALEC: DATA-BASE DE 1º DE MAIO DE 2.022
REALIZADA A 1ª REUNIÃO
- Realizada a 1ª Reunião entre FNTF/Sindicatos com a VALEC, por videoconferência, ontem dia 18/08às 10:00 horas.
- Feitas as apresentações e formalidades iniciais, teve inicio a Reunião propriamente dita.
- Quanto à contraproposta enviada pela VALEC para análise da Diretoria da Federação, FORAM QUESTIONADOSnesta reunião, solicitado da Empresa a apresentação de motivos para seus posicionamentos, inclusive os que EXCLUEM direitos conquistados pela categoria ferroviária, como a Cláusula específica para os ferroviários oriundos da extinta FEPASA. Esta cláusula é de extrema importância e não pode excluída unilateralmente,como pretende à VALEC:
CLÁUSULA VIGÉSIMA SEXTA – DIREITOS ASSEGURADOS EXCLUSIVAMENTE AOS EMPREGADOS DA EXTINTA FEPASA: A VALEC obriga-se a resguardar aos empregados integrantes do Quadro de Pessoal agregado oriundo da Ferrovia Paulista – FEPASA, os direitos decorrentes do Contrato Coletivo de Trabalho 1997/1998, celebrado entre a FNTF, os Sindicatos representantes da antiga FEPASA e a FEPASA, até que seja aprovada pelos órgãos competentes a respectiva atualização, a qual foi procedida por Comissão instaurada a partir do disposto no Parágrafo Único da Cláusula Quadragésima Primeira do ACT 2009/2010, firmado entre as entidades sindicais representantes dos ferroviários e a VALEC. Aprovado o relatório da comissão pelos órgãos competentes, o referido relatório passará a integrar o presente ACT.
- Quanto a falta de reajustamento/correção salarial da data-base de 1º de maio do ano de 2021, questionada pela FNTF, a VALEC se recorreua Lei Complementar nº. 173/2020, que foi julgada por unanimidade pelo STF como sendo constitucional. Esta lei proibiu o reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais, até 31 de dezembro de 2021.
- A contraproposta da VALEC de reajustamento para esta data-base 2022, foi deapenas 5% (cinco por cento), sendo rejeitada de pronto, visto que, este índice, significa menos da metade da inflação do INPC do IBGE para o período.
- Não bastasse o baixo índice de 5%, a pretensão da VALEC, é de não pagar os valores retroativos, visto que em sua contraproposta, constou o que o reajustamento seria à partir da data de assinatura do Acordo Coletivo, também sendo rejeitada esta contraproposta:
REAJUSTE SALARIAL A VALEC reajustará a tabela salarial dos empregados oriundos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A – RFFSA, com o percentual de 5% (cinco de por cento), a partir da data em que for firmado o presente acordo.
- Ainda não recebemos nossa cópia da Ata da Reunião, a qual será disponibilizada para conhecimento e acompanhamento da categoria.
- Agenda a próxima reunião com a VALEC para o próximo dia 29 de agosto
Acesse o site: www.fntf.org.br para acompanhar e se atualizar quanto as negociações coletivas 2022/2023
Francisco Aparecido Felicio
Diretor Presidente
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS
Espero sinceramente que a categoria lembre do sofrimento salarial que vivemos no atual governo na hora de votar.
CurtirCurtir
Porquê no atual governo… A responsabilidade desses reajustes já transcendem de governos anteriores.
Hoje a situação no pais se tornou quase insuportável pelos constantes ataques a esse governo que tenta ser democrático e que está sendo impingida pela mídia marrom que não deixa o sujeito nem pensar.
Precisamos atravessar essa fase para ter paz para ver a nossa situação caótica de há muito.
Quem sabe passando essa fase, possamos acordar com quem de direito devemos negociar.
Muita gente acha que a culpa é do Presidente, e claro que não é.
CurtirCurtir
ESSES CANALHAS QUE COMANDAM A VALEC, DEVEM ODIAR OS FERROVIÁRIOS ORIUNDOS DA RFFSA, NÃO BASTASE O TAMANHO DAS PERDAS, AO LONGO DESES ANOS, MUITO SUPERIOR A 60%, INSISTEM EM AUMENTAR AINDA MAIS O FOSSO,NEM O MESMO INDICE, QUE DERAM PARA OS ALTOS SALÁRIOS DO QUADRO, AINDA QUEREM GARFAR,MESES, EM RELAÇÃO A DATA BASE, ALGUÉM DIGA NA CARA DESTES CRÁPULAS QUE SACANAGEM COM IDOSOS DEVE TER UM LIMITE.
CurtirCurtir
Meu companheiro,nós só temos uma maneira de acabar com a covardia.Na hora de votar vamos dar a nossa resposta.
CurtirCurtir
Contra quem? O governo Federal? Se conseguíssemos fazer com que esse comentário acima chegasse aos ouvidos e olhos do Presidente, ele com certeza olharia por nós.
CurtirCurtir
Paulo
Em Belo Horizonte temos dois ferroviários que têm acesso ao governo e são leitores do blog. São eles: Adauto Alves e Geraldo de Castro. Quem sabe ?
CurtirCurtir
A covardia seria inverter a questão. Não foi esse governo que levou as classes trabalhadoras a essa situação. Não será com um corrupto de carteirinha que a situação do país, e mesmo a nossa, melhorará.
CurtirCurtir
Se pelo comentário do colega Julio César Leal Ayres, a VALEC concedeu um reajuste salarial a seus funcionários, essa desculpa dela de não conceder nada para os ferroviários se baseando na Lei Complementar 173/2020, vai por água abaixo, visto que os ferroviários são celetistas, e pelo que sei essa LC só se aplica ao funcionalismo público. Com a palavra os órgãos envolvidos nas negociações.
CurtirCurtir
Exatamente. Quem tem a explicação? Isso foi colocado na reunião com a Valec?
CurtirCurtir
Vamos torcer para uma solução satisfatória para nós antes das eleições de outubro próximo, porque depois disso já era!
CurtirCurtir
Entendendo essa 1ª reunião da FNTF com a VALEC…
Nós já estamos em final de agosto/2022 e a próxima reunião será em 29/08 e até a assinatura , então já teremos perdido 4 meses visto a VALEC estar renitente quanto a retroagir pelo menos à nossa DATA BASE.
Seria interessante questionar pelo menos isso!!!
CurtirCurtir
Pega o 5% e tenta cobrar os 3/4 meses retroativos , é melhor que nada , afinal o Governo está projetando uma inflação de 6% para este ano e não temos poder de barganha com a VALEC. Mesmo assim pode tentar algo via Judicial , que seria mais demorado.
CurtirCurtir
Alguma novidade sobre a reunião com a VALEC no dia 29/08/2022 ?
CurtirCurtir
Sim. A FNTF aguarda a Ata a ser liberada pela VALEC para se pronunciar.
CurtirCurtir