Colaboração de Lídia Maria Martins Gonçalves

Por Fernando Abelha

O periódico O Trilho, editado pelo Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, publica informações sobre o reunião de ontem com a VALEC. Aguarda-se para qualquer momento, ainda hoje, a decisão da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários- FNTF sobre o acatamento ou não da proposta apresentada pela VALEC.

 Eis cópia da publicação:

“Data-base 2022/23

Valec propõe 5% para a data-base de 2022   

Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários – FNTF e seus Sindicatos filiados, se reuniram com a Valec (extinta RFFSA), no dia 18 de agosto, para negociar o ACT referente a 2022/23, em busca do reajuste para ativos da Valec, aposentados e pensionistas com paridade. A reunião aconteceu por videoconferência. A VALEC apresentou proposta de reajuste de 5%, sem retroativo, e se recusa a negociar as datas-base de 2020 e 2021. O presidente Eluiz, que participou da negociação, informou que os Sindicatos se indignaram com o índice apresentado pela Valec e seguem defendendo o percentual integral de inflação do período, retroativo a maio de 2022. A próxima reunião ficou agendada para o dia 29/08, também por videoconferência.

Datas-base de 2020 e 2021 

Com relação às datas-base de 2020 e 2021, a Valec argumenta que, por força de lei, em função da pandemia, estavam impedidos de criar qualquer despesa nesse período, por isso o reajuste zero para esses dois períodos.    O Sindicato dos Ferroviários de São Paulo continua sua luta para preservar os direitos dos ferroviários. Mas a decisão final caberá à categoria, que, ao final das negociações, deverá se manifestar, em assembléia a ser convocada por esta entidade!”