Comentário de Paulo Oliveira
Copiei esse trecho para entendimento do que vou dizer…“Durante o teste, o trem Rio x Minas fez um passeio entre Sapucaia e Três Rios, na região Sul do estado, as únicas duas únicas cidades do Rio que fazem parte dessa conexão com Minas. No trajeto, estão oito municípios e mais de 160 quilômetros, que encurtam a distância entre o passado e o futuro.”
Não vejo futuro nesse empreendimento, sendo através da FCA cujos objetivos VLI, são lucrativos. Se não for pela inciativa privada e apoio das Prefeituras interessadas no projeto, a tendência é morrer no nascedouro, ou no máximo sensacionalismo por um período. Volto a dizer, sou a favor que essas OSCIPs criadas foquem o lado objetivo para um SISTEMA FUTURISTA, que é o de agregar Prefeituras com seus respectivos Governos Estaduais para implantação de TRENS DE ALTA VELOCIDADE interligando cidades contíguas e sucessivas, chegando aos extremos de cada estado e posterior ligando um estado a outro.
O setor politico brasileiro, não pensa Brasil, e sim seus interesses pessoais e aos empresários seus financeiros, haja vista o enorme volume dispendido em projetos em relação ao TAV atual projetado entre RJ/SP fazendo apologia aos interesses dos grandes empresários, com a expectativa de ligação entre os 2 aeroportos famosos desses estados. Porque não utilizar um projeto mais contundente e de menor custo sem os entremeios políticos no caso.
Portanto vejo esse projeto dessa OSCIP como com fortes tendencias ao fracasso em futuro breve.
Eu não esqueço o projeto do TREM VERDE do qual participei de sua implantação (que denominamos de MANDRUVÁ) ligando Lídice a Angra dos Reis como trem turístico, inicialmente aportado pelas Prefeituras interessadas no trecho e rapidamente interrompido por problemas financeiros.
Esses projetos ilusionistas não dão certo, infelizmente por ser o Brasil um país continental e os Prefeitos e Governadores só olharem pela ótica de o Governo Federal é quem deveria ser o gestor de todos os projetos de interesses apenas aos Governadores e Prefeitos.
Porque o sistema EUROPEU de trens internacionais funcionam? Porque lá são países cujo o mais extenso é do tamanho de uma Minas Gerais, e não têm a ganancia financeira como aqui.