Por Fernando Abelha

Em pleito realizado no decorrer de maio último, foi eleita a nova diretoria da AARFFSA-Associação dos Aposentados da RFFSA – para o quinquênio 2022 a 2027 que ficou assim constituída:

Diretoria

Presidente – Manoel Geraldo Costa;

Vice-presidente – Almir Ferreira Gaspar;

Diretor Jurídico – Celso Paulo;

Diretor Financeiro – Elaine Teresinha Sardi Ayestaran;

Diretor Social – Licio Ramos de Araújo.

Conselho Deliberativo

Presidente – Leon Gornsztejn;

Fernando João Abelha Salles;

Miriam Fernandes Xavier Dias

Gabriel Tibau Villela;

Álvaro Garcia Sanches Júnior.

Conselho Fiscal

Presidente – Ary Ribeiro da Silva;

Edson Roberto Lopes Nunes

Luis Henrique Onida Salles

A reunião de posse foi, realizada ontem, com a participação de Diretores, Conselheiros Deliberativos e Fiscais. O presidente Manoel Geraldo Costa é detentor de importantes cargos já assumidos, como o de Superintendente da Regional de Campos dos Goitacazes; Presidente dos Armazéns Gerais Ferroviários – AGEF; Inventariante da extinta RFFSA; diretor-presidente da Fundação REFER, entre outros, o que lhe proporcionou amplo campo de relacionamento em Brasília, que hoje poderá servir como facilitador para defender os legítimos interesses da categoria.

No ato de posse, Manoel Geraldo fez importante pronunciamento pelo qual traduz as angústias dos aposentados e pensionistas da extinta RFFSA.

Assim se pronunciou:

– Nesta oportunidade, dirijo-me à classe ferroviária e metroviária, aos aposentados e pensionistas e aos demais órgãos de classe, para comunicar que fui eleito, com muita honra, presidente da AARFFSA – Associação dos Aposentados da RFFSA, órgão de classe de abrangência nacional, em escrutínio realizado em maio próximo passado,  juntamente com meus pares: Almir Ferreira Gaspar, vice presidente; Elaine Terezinha Sardi Ayestaram, diretora financeira; Licio Ramos de Araújo, diretor social e Celso Paulo, diretor jurídico.

Em nome da Diretoria e Conselhos agradecemos aos órgãos estruturais e estatutários da Associação, pela condução do processo eleitoral e pela confiança em nós depositada para conduzir os destinos da Entidade, no período de 2022 a 2027. Assumimos tal desafio, com o objetivo de, juntamente com as demais entidades de classe, buscar uma rápida e efetiva solução para a recuperação de nossas conquistas, e, em especial, da solução da enorme defasagem em nossos salários, benefícios e pensões, bem como da manutenção da suplementação de nossos planos previdenciários da Fundação Refer, além de agilizar na AARFFSA o pagamento dos processos judicializados e já vitoriosos e a rápida concessão dos benefícios pelo INSS às pensionistas/os.

 Pretendemos, desta forma, buscar consenso entre os órgãos representativos da categoria, porém, o tempo é inegociável, pois temos aposentados e pensionistas que estão auferindo benefícios irrisórios, em função, principalmente, das enormes perdas salariais, reconhecidas em relatório da Comissão Paritária, formalmente ratificadas pelo Ministério Público do Trabalho e pela própria VALEC, através de sua Assessoria Jurídica.

É nosso propósito buscar o melhor e mais rápido caminho para a solução desta angustiante situação que atinge uma classe, que durante décadas, foi responsável pelo transporte de cargas e pessoas de Norte a Sul deste País.

É uma situação de extrema gravidade e urgência, face o estado de penúria destes irmãos. Um órgão de classe da envergadura da AARFFSA, não pode ficar inerte e nem silente.

Temos o perfeito discernimento do enorme desafio que nos espera, mas, vamos utilizar de todos os meios e movimentos possíveis, para melhorar a qualidade de vida de nossos irmãos ferroviários, metroviários, aposentados e pensionistas.

Contamos com o apoio de todos.

Obrigado.”