Por Fernando Abelha

Do participante da Fundação REFER, Arthur Simões Neto, recebemos e-mail pelo qual denuncia novas trapaças cometidas através de fakes News nas redes sociais e zaps apócrifos, à semelhança do que fora praticado em 2019 envolvendo a então Diretoria Executiva – DIREX e alguns membros do Conselho Deliberativo da REFER.

Essas contestadas atitudes, hoje ajuizadas, redundaram em golpe baixo, com a exoneração pelo Conselho Deliberativo, em janeiro de 2020, da então diretora, e a imediata nomeação da atual Diretoria Executiva – DIREX, com o apoio político do governo Wilson Witzel (RJ).

Até   hoje, passados 19 meses, a REFER permanece sem diretor Administrativo Financeiro, que responde pelos investimentos da Fundação. Todos esses desmandos, pasmem, com a conivência da maioria dos membros do Conselho Deliberativo e a omissão da PREVIC, órgão governamental responsável pela fiscalização dos Fundos de Pensão. Espera-se a posse dos novos conselheiros, em setembro próximo, para que a Fundação REFER volte à normalidade administrativa.

Eis o documento entregue ao Conselho Deliberativo:

- Quem conhece Jailton Ingre que possa ajudar nas investigações, favor entrar em contato”, apela Arthur Simões Neto em documento encaminhado aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Diretoria Executiva e Canais de Denúncias da REFER:

– Dirijo-me novamente aos órgãos estatutários da Fundação REFER – afirma Artur Simões Nero – com intuito de comunicá-los que, recentemente, descobri um número de telefone rastreável, o que me permitiu achar o culpado pelas difamações proferidas em redes sociais sobre mim, conforme relatado em e-mail anterior, que segue em anexo.

Do resultado do Procedimento Investigativo n. 218-00534/2021, após quebra de sigilo telefone, descobriu-se que o autor do fato foi JAILTON INGRE, sendo assim, aproveito a ocasião para fazer questionamentos que porventura podem ajudar na elucidação dos fatos.

1. O processo investigativo indicou JAILTON INGRE como o autor das difamações a mim proferidas, Jailton possuía vínculo com a patrocinadora CENTRAL. 

Sr. Presidente Nilton Vassimon, como é de conhecimento público que o senhor teve longa passagem pela Companhia de Trens Urbanos (CBTU), Flumitrens e Central Logística, poderia informar se o senhor conhece JAILTON INGRE?

2. Através do Inquérito nº 218-01681/2019 ficou clara a indicação do autor das mensagens proferidas a outros funcionários da REFER. (i) Foram tomadas providências em relação ao autor das mensagens? (ii) Quem subsidiou o autor de tais informações, já que o mesmo não possuía vínculo com a Fundação? 

Como é de conhecimento de todos há uma similaridade dos textos originados do jurídico da   REFER ao Ministério Público do Trabalho com as mensagens proferidas a mim, bem como similaridade com aquelas descritas no inquérito nº 218-01681/2019. Foram instaurados procedimentos internos para apuração de responsabilidade? Quem conhece Jailton Ingre que possa ajudar nas investigações, favor entrar em contato”