O Liberal (Americana-SP) – O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, deverá comparecer à Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre a implantação do TIC (Trem Intercidades). O pedido é do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) e foi aprovado na manhã desta quarta-feira (28), na CFFC (Comissão de Fiscalização Financeira e Controle).
Na primeira fase, o trem ligará Campinas a São Paulo e na segunda fase, até Americana. Em março, o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, informou que a previsão era que o leilão da concessão do Trem Intercidades ocorresse no início de 2022.
Vanderlei Macris argumenta que faltam informações atualizadas referentes às ações da pasta sobre o projeto. “O retorno do trem de passageiros interligando o Estado prevê agilidade e qualidade na locomoção e é muito aguardado por todos, pauta que estamos acompanhando desde o início. Queremos saber o foi realizado pelo governo federal no último ano e as próximas etapas e ter ciência do que falta por parte do Ministério da Infraestrutura para a implantação do projeto”.
Realmente o Brasil é o pais dos desperdícios. Tínhamos um transporte de passageiros que não era lá tão eficiente, mas servia aos de menor poder aquisitivo e os apaixonados por trem, poderia ser melhorado a servir aos brasileiros com um transporte mais eficiente e menos poluidor e por não – contraponto aos outros tipos de transporte.
Preferimos acabar com o transporte de passageiros por ferrovia. Seguimos os Estados Unidos no que diz ao transporte ferroviário em tudo, mas eles não acabaram com o transporte de passageiros – inclusive estão melhorando-o por tratar-se de menos poluidor.
Agora vemos aos tentativas de reativação praticamente do zero e com certeza com mais ônus e como sempre sobrando o pagamento para o cidadão brasileiro.
CurtirCurtir