Por Almir Gaspar

Presidente da Associação dos Engenheiros da EFL

“Lembro a todos que terá início em abril o processo eleitoral, sendo duas vagas para o CODEL e uma vaga para o COFIS. Escolham bem seus conselheiros pois serão eles que conduzirão o destino da REFER, nos próximos quatro anos.

Professor abelha, agradeço o destaque dado no blog, na última segunda-feira, ao meu singelo comentário. Tive intenção de complementar seu excelente texto, buscando valorizar as pessoas e entidades de classe que contribuíram para que a REFER chegasse nesse patamar.

Devemos exigir das entidades de classe para que se mantenham firmes na vigilância, cobrando dos conselheiros do CODEL e COFIS, todo empenho no controle e fiscalização na gestão da REFER. As patrocinadoras vêm se omitindo ou atuando de forma desconecta, com os interesses dos participantes.

Por sua vez os recursos garantidores para pagamentos dos benefícios podem parecer muito significativos, mas, atuarialmente, dependeremos de cada real aplicado para que tenhamos a certeza de que tais benefícios continuarão a ser creditados para nossas aposentadorias e pensões. Qualquer prejuízo ou déficit em um Plano de Previdência Complementar recairá, certamente, sobre os participantes ativos, aposentados, pensionistas e beneficiários, através de aumento de contribuições e redução de nossas aposentadorias e pensões.


Somos 27 mil participantes. Devemos defender o Processo Seletivo para dirigentes. Para isso, já existe regulamentação da PREVIC.


Saudações,

Almir Gaspar

Presidente da AEEFL”