Por Fernando Abelha

A Comissão Especial Paritária composta por Associações de Classe de Aposentados e de Engenheiros, Federações, Sindicatos, vem agindo, em contatos permanentes, junto ao Ministério da Infraestrutura – MINFRA, no sentido de obter a compreensão e apoio para que a VALEC Engenharia, a ele subordinada, para que trate os ferroviário da extinta RFFSA, com alguma dignidade, na concessão de seus direitos trabalhistas e constitucionais.

Para tanto, estava agendado para março último, com o secretário executivo do MINFRA e representantes da Comissão Especial Paritária, reunião em Brasília, quando o assunto seria exposto, na tentativa de se encontrar uma solução ao aflitivo momento que vive a categoria, a cada ano, com perdas na atualização de seus salários. A agenda foi adiada em face da COVID 19.

Por sua vez, para os componentes da Comissão Paritária é preocupante a notícia de que ações serão ajuizadas pela Federação das Associações de Engenheiros Ferroviários – FAEF, pleiteando solução para paridade e pelas perdas salariais. Membros da Comissão entendem que se deve aguardar a agenda de Brasília e uma resposta sobre a demanda que se encontra no MINFRA, segundo consta, muito bem encaminhada. Preocupa-lhes, principalmente, o fato de que qualquer ação ajuizada poderá ser postergada, indefinidamente, pela justiça, como é comum acontecer. A categoria, envelhecida como é, certamente, não conhecerá o desfecho da decisão judicial, permanecendo as perdas salariais.

Sobre o assunto, recebemos do presidente da Associação Mútua Auxiliadora dos Empregados da Estrada de Ferro Leopoldina, Adauto Alves, as mensagens abaixo transcritas.

Vamos crer e orar para o sucesso do nosso pleito.

Eis a boa notícia

“Adauto: Boa noite srs. presidentes e demais amigos. Acabo de receber um telefonema do Gabinete do Ministro da Infraestrutura, nos solicitando a agenda objetivo do nosso pedido de Audiência. Então ficou combinado que estarei enviando amanhã. Ok? Etevaldo.” 

…“Prezados Companheiros da Comissão Especial Paritária. Após a tempestade vem a bonança.!!! Após um final de semana tenso e agitado. Hoje provamos que DEUS é ferroviário. Esta informação de nosso PRESIDENTE ETEVALDO é de uma grande relevância.

O contato feito com o Ministério da Infraestrutura não poderia ter chegado em melhor hora.

Aproveito para agradecer a todos que se manifestaram pelo aniversário de nossa Mútua. Obrigado… que DEUS proteja a todos. Durmo hoje aliviado e com a consciência tranquila. A transparência, o trabalho honesto enobrece. Melhor presente para MÚTUA, nos seus 103 anos, não poderia receber.Todos nós estamos de Parabéns. ADAUTO”