Pronunciamento do engº Geraldo de Castro Filho

“Faleceu, ontem, em BH o médico ferroviário Dr. WALTER BRAGA NETO aos 102 anos de idade. Deixa irmã, filha e um filho general do Exército Brasileiro. Dr. Braga Neto trabalhou no posto médico do parque ferroviário industrial do Horto Florestal em BH, nas décadas de 50,60,70 quiçá parte de 80. 

O Posto médico do Parque de Oficinas do Horto Florestal era bem montado e composto por cerca de cinco médicos, dois dentistas, quatro enfermeiros e dois funcionários administrativos. O Parque ferroviário do Horto Florestal, abrigava cerca de 400 ferroviários de diversas profissões. Era composto por uma oficina para manutenção de locomotivas diesel elétricas, uma oficina para manutenção de vagões de carga e oficina para manutenção de carros de passageiros inclusive o trem de aço inoxidável, da BUDD CORPORATION, VERA CRUZ que cumpriu bela jornada no trecho Rio, Belo Horizonte, Rio.  

Dr. Braga Neto, foi um médico ferroviário de grande prestígio na classe onde desempenhou seu papel com enorme eficiência, carinho e dedicação médica e social aos ferroviários. Nascido em 24/02/1919, tinha um temperamento amigo, comprometido e solidário. Se preocupava muito com os seus pacientes, aos quais costuma visitar na residência, dependendo da gravidade da saúde dos mesmos. Os ferroviários jovens também estudantes, tinham nele um aliado e incentivador. 

Particularmente, minha família tinha nele um grande benfeitor. Foi ele que detectou que meu pai era portador de uma cardiopatia grave e o encaminhou para aposentadoria. Mesmo (prematuramente) aposentado meu pai recebia visitas ou chamados dele para consultas. Quando meu pai faleceu, aos incríveis 45 anos de idade, o Dr, Braga Neto nos visitou no velório em casa. Naquela oportunidade nos orientou a matricularmo-nos na Escola Profissional Ernani Cotrin, para dar sequência ao trabalho de meu pai sendo aí, aos 15 anos de idade, o ponto de partida de minha carreira na Rede Ferroviária Federal S.A. 

Elevo minhas orações ao Misericordioso Arquiteto do Universo, para que receba o Dr Walter Braga Neto com o carinho que fez jus merecer, por sua passagem terrestre exemplar, eficiente, humana, caridosa e justa. 

Peço em oração também, que seus familiares tenham como o consolo pela perda irreparável, a compreensão do legado que o Dr Braga Neto, deixou para todos que com ele conviveram.

Amém. 

Geraldo de Castro Filho”