A propósito da notícia publicada na última quarta-feira, recebemos do eng. Geraldo de Castro Filho o seguinte e-mail:
“Esta graciosidade, de característica humanitária tem suas consequências. Pode impactar no pagamento de milhares de participante aposentados, no futuro.
Alguns detalhes precisam ser conhecidos e analisados:
– São poucos participantes, que PEGAM EMPRÉSTIMO NA REFER, se comparados percentualmente ao efetivo ativo e aposentado,
– A REFER empresta, em uma forma de investimento para receber o montante e os juros. Se não tiver o retorno contratado, seu patrimônio será dilapidado. Não tem como compensar.
– Todo participante da REFER tem vinculo empregatício e consequentemente salários ou proventos. Não está sofrendo calamidade por falta de dinheiro. É questão de controle pessoal ou investimento extra.
– Varias patrocinadoras estaduais, estão a beira da falência com patrimônio financeiro em risco de se esgotar. Se isto acontecer a REFER vai sofrer ações na justiça para repor aos participantes sua poupança, saia de onde for possível sair.
– Muitos empregados ativos das patrocinadoras estaduais, da Central Logística, Rio Trilhos, Metrorec, CTB da Bahia, não pagaram seus empréstimos ou os respectivos governos estaduais não repassaram as parcelas para a REFER. Isto é acontece com frequência.
A REFER, não tem finalidade social, não é empresa publica, e tem dividas a receber dos governos federal e estadual…
Cada um que faça sua avaliação e se achar prudente comunique com a REFER…
Eng. Geraldo de Castro Filho”
Concordo plenamente com o Geraldo. Existem muitos exemplos nefastos de “perdões” que acabaram redundando na quebra da empresa.
A renegociação é certamente o melhor caminho…
CurtirCurtir
Prezado Geraldo,
Não vou tecer comentários sobre sua postagem porque sinceramente não tenho conhecimentos para avaliar os fatos.
Mas aproveito a oportunidade para dizer que o contato com a Refer parece impossível, sem contato telefônico só nos resta fazer contato via pagina institucional ou via e-mail.
Fiz um primeiro contato via pagina da Web e dois via e-mail (Hoje faço o terceiro contato via e-mail) solicitando informações se o formulário de recadastramento que postei via envelope resposta enviado pela Refer tinha siso recebido.
Esclareço que a único contato que a Refer fez foi no dia 12/05 solicitando meu CPF e minha matricula (algo desnecessário já que no primeiro contato via página da Web todos estes dados são informados).
Assim sendo, solicito ao sr. que agilize as respostas aos questionamentos feitos pelos participantes via página da web ou via e-mail.
Obrigado
CurtirCurtir