A Fundação REFER deu treinamento dinâmico a todos os empregados sobre ética e melhores práticas de governança. Durante toda a próxima semana, de 9 a 13 de dezembro, foram reunidos todos os seus empregados, para disseminar a cultura de ética e integridade na instituição, que administra oito planos de previdência complementar para 29 mil ferroviários e metroviários. A ideia é engajar a equipe, fazendo com que a conformidade agregue valor ao negócio da REFER, seus patrocinadores e participantes.
A gerência de Riscos e Compliance programou não apenas palestras com especialistas no tema, mas eventos que envolvam os funcionários sobre os conceitos e melhores práticas de governança. Os colaboradores foram divididos em quatro turmas, de forma que todos participem de, pelo menos, 5 horas de capacitação sobre os assuntos abordados.
“Não foi um evento só para ouvir. Foram treinamentos participativos, usando a tecnologia para simular situações que levem à reflexão, de forma didática e dinâmica”, explica o gerente de Riscos e Compliance da REFER, Ricardo Teotonio. Como exemplo, durante as atividades os empregados participaram de jogos (quizzes) usando o QR Code no celular. Após o evento, cada área terá um funcionário como ponto focal para disseminar conhecimentos, acompanhar as ações e fazer com que a conformidade seja vivida em todos os processos, de forma natural e simplificada.
A Fundação REFER vem passando por transformações. Os atuais diretores, escolhidos por processo seletivo entre participantes, conduzido por empresa de mercado, adotaram medidas para mapear riscos e ampliar os controles internos. Em fevereiro, quando a entidade completou 40 anos, foi criada a gerência de Riscos e Compliance, ccom subordinação à Diretoria Presidência, recrutando no mercado, além do gerente, uma advogada e uma analista especializadas em riscos, oriundos de instituições financeiras, acadêmicas e outros fundos de pensão.
Fontes: Refer/AssPreviSite