Desempenho dos investimentos da Fundação é mais do que o dobro da média de outros fundos de pensão e de sua meta atuarial

______________________________________________________________________

Até o terceiro trimestre deste ano, a carteira de investimentos da Fundação REFER registra rentabilidade de 16,95%. O índice é mais do que o dobro da média de outros fundos de pensão, estimada em 8,16% pela consultoria Aditus. O desempenho também supera em 148% a meta atuarial prevista para o período, de 6,83%. Comparado às aplicações baseadas no CDI, o retorno da REFER é 264% maior.

Com uma carteira de R$ 6 bilhões, a valorização dos investimentos da REFER contribui para o equilíbrio dos oito planos de previdência complementar de ferroviários e metroviários, com 29,3 mil participantes. Como são planos maduros, com mais de 20 mil aposentados, a gestão dos ativos traz segurança para os pagamentos de benefícios, que nunca foram interrompidos ao longo de 40 anos de existência da Fundação.

As aplicações de renda fixa, especialmente os títulos públicos, continuam com retornos elevados. De janeiro a setembro, a valorização foi de 19,72%. No entanto, os ativos de renda variável também trouxeram resultados expressivos, de 12,13% acumulados no ano. Outros destaques foram as operações com participantes, que registraram 23,16% de rentabilidade nestes nove meses.

Fonte: Site Fundação REFER