Por Fernando Abelha
Informações colhidas no início da noite de hoje, junto a FNTF, dão conta de que a VALEC, mais uma vez, não fechou o Acordo Coletivo desdenhando à categoria dos ferroviários. Ofereceu índice de correção inferior aos 2,02% à proposta anterior de 17 de julho o que foi, veementemente, rejeitado pelos sindicatos da base da FNTF. Maiores detalhes publicaremos amanhã quando tivermos acesso à Ata da Reunião.

Já estava escrito nas estrelas.
Otário é quem acredita nessa tal de Valec , que só veio para azucrinar os pobres dos ferroviários.
CurtirCurtir
Amigo, você está correto, o que fico preocupado e que as entidades que nos representam ainda não perceberam ou não querem perceber, que se depender da Valec de tribunais e etc, estaremos no próximo esperando por reajuste dos salários.
As entidades que nos representam deveriam partir para uma ação mais concreta e não ficar acreditando em conversas enganosas do governo.
CurtirCurtir
Cezar
Ferroviários em atividade são 80 e cerca da metade estão aposentados. Fazer greves com tão pequeno número de empregados seria uma piada. A ação concreta parte pelos sindicatos da base junto ao TST onde já se encontra o Dissidio de 2018/2019. Ao conseguir sucesso no TST para os poucos ativos, a partir daí será estendido aos 60 mil aposentados. É esta a nossa realidade. As ações são políticas e de mobilização para marcharmos à Brasília. Neste momento é importante o enganchamento das Associações de Classe.
CurtirCurtir
Acho que é melhor nós oferecermos uma porcentagem do nosso aumento para alguns diretores da valec. Quem sabe ganhamos algima coisa????????
CurtirCurtir
Infelizmente os nossos representantes estão muito passivos. A VALEC a vida inteira demonstrou que se depender dela nada terá. O que está faltando para ir para o Supremo? Agora será mais 2 meses de espera.
CurtirCurtir
Lúcia
Para os assuntos referentes aos desrespeitos dos direitos trabalhistas o instância apropriada é o Tribunal Superior do Trabalho onde está o dissidio coletivo referente ao ACT 2018/2019 aguardando pauta de julgamento.
CurtirCurtir
Dr. Abelha . Gostaria de saber porque os meus comentários não estão sendo divulgados? Divulga é depois tiram. Qual é a razão?
CurtirCurtir
Lúcia
De forma alguma os seus comentários são retirados. A verdade é que hoje entraram dois comentários seus. Resta saber se você está procedendo a inserção no blog de forma correta.. O blog está aberto a todos os ferroviários desde que sigam a linha editorial exposta na abertura da página.
CurtirCurtir
Acho que FNTF, deveria entrar imediatamente. com mais este dissídio no TST, não adiante ficar tentando uma negociação, com quem só querem nos transformar em mendigos, menos pior.é a morosidade deste tribunal,pelo menos resta a esperança de que a justiça seja justa.
CurtirCurtir
A saída é apelar-se ao TST.O problema,é que parece que ele exige uma rodada de negociações,que nada se consegue pois a VALEC,quando oferece alguma correção, o faz,com índices insignificantes,nem perto da inflação que temos direito.Resta o jurídico da FNTF,agir de modo a rebater essa protelação que é absurda,e entrar o mais rápido possível com ações na Justiça do Trabalho, pleiteando nossos direitos.
CurtirCurtir
Mais uma vez essa maldita VALEC está fazendo os ferroviários de palhaço. Chega de procurar acordo com essa empresa porque não vamos chegar a lugar nenhum. Eles vão continuar com essa enrolação, desrespeitado os nossos direitos. Quando o caminho da conciliação não chega a um acordo que já está caminhando para três anos, as lideranças tem tomar uma providência mais agressiva,no bom sentido, para solucionar essa pendência.
CurtirCurtir
Prezado Odevar
São apenas 80 ferroviários em atividade e destes cerca de 40 estão aposentados. Os nossos sindicatos com tão pequeno número de ativos em nada representaria o poder de greve. As medidas que a FNTF pode adotar é ingressar no TST com Dissídios Coletivos.
É importante que as associações de classe arregimentem aposentados para procederem manifestação em Brasília, Na porta do Ministério da Infraestrutura e fazer valer a nossa representatividade.
CurtirCurtir
Obrigado professor Abelha pelos esclarecimentos.
Um abraço.
Odevar
CurtirCurtir
Sr, Abelha,
seu post “É importante que as associações de classe arregimentem aposentados para procederem manifestação em Brasília, Na porta do Ministério da Infraestrutura e fazer valer a nossa representatividade.” é correto, fica uma pergunta para as associações: Porque não arregimentar a classe para ir para Brasilia ? acredito que as associações estão largando o problema nas mãos do tribunais , basta olhar as paginas destas associações e ver que poucas noticias sobre o assunto são dadas.
Quanto a manifestação em Brasilia acredito que vai terminar em cacetadas e bombas contra nos, mas já dizia Emiliano Zapata: é melhor morrer de pé a viver ajoelhado.
CurtirCurtir