Pesquisa e edição por Fernando Abelha
O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou que ex-dirigentes da estatal de construção de ferrovias Valec e a empreiteira SPA Engenharia, Indústria e Comércio Ltda devolvam o valor superfaturado de mais de R$38 milhões na obra da ferrovia Norte-Sul, referentes ao trecho Ribeirão do Tabocão, em Palmas (TO). Os alvos da investigação, além da empresa contratada, são o ex-presidente da Valec José Francisco das Neves, o “Juquinha”, Ulisses Assad (ex-diretor de Engenharia), Maria Estela Filardi (ex-chefe da Assessoria Jurídica da Valec), Luiz Carlos de Oliveira Machado (ex-superintendente de construção da estatal de ferrovias) e o espólio de André Luiz de Oliveira, outro ex-superintendente de construção da Valec. O ministro Bruno Dantas mandou que todos devolvam o valor do contrato superfaturado ou apresentem suas respectivas defesas. Em 2017, o Ministério Público já havia identificado diversas irregularidades em contratos da Norte-Sul.
De acordo com despacho do TCU, a SPA Engenharia beneficiou-se do superfaturamento nos “serviços mais relevantes” da obra da Norte-Sul. O valor total do contrato superfaturado é de mais de R$ 195 milhões, segundo o relatório do TCU. O superfaturamento seria de quase 20%.
Fonte: Coluna d; Internet
O dirigentes da Valec estão usando de nossa fragilidade para nos fazer de tolos.Estão abusando da boa fé dos nossos representantes. Acho que está claro a nossa fragilidade:Nao somos produtivos, simplesmente já produzimos, não temos o poder da Greve. Vivemos sem esperanças, sem confiança, estamos vivendo uma transição onde os maus, os galhos ruim da videira da parábola de Jesus, serão queimados, sobreviverão apenas aqueles que darão bons frutos. Estamos no crepúsculo da vida, talvez não veremos as palavras dos homens serem respeitadas… Será mais um ano sem reajuste não, sem repasse da inflação garantida pela Constituição. Constituição essa apenas respeitadas em favor dos poderosos… e dos políticos partidários…
CurtirCurtir